Roman Pilipey / EPA

O potencial de contágio do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19) é o dobro do da gripe, revelam números da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O semanário Expresso, que avança os números este sábado, explica que uma forma utilizada pelos especialistas para perceber a velocidade a é que um determinado vírus se espalha passa por calcular quantas pessoas é que um infetado poderá contagiar.

Esta métrica é apelidada de R0 número básico de reprodução. Quando este valor fica acima de 1, cada doente pode contagiar mais do que uma pessoa, podendo levar a uma epidemia, tal como aconteceu com o novo coronavírus.

Segundo a OMS, um infetado com o Covid-19 poderá contaminar, em média, outras 2,3 pessoas – quase o dobro do potencial de contágio da gripe sazonal (1,3).

Especialista ouvido pelo Expresso explicou que o objetivo das autoridades de saúde passa por diminuir o R0 que, assim que ficar abaixo de 1, encaminha-se para a extinção.

“O número básico de reprodução [de um vírus] é calculado para uma população não imune e por isso totalmente suscetível, e num cenário sem qualquer intervenção. Diminuir o R0 é o grande objetivo das medidas de Saúde Pública (…) A partir do momento em que este número fica abaixo de 1, o surto deixa de ser epidémico

e segue para extinção”, explicou ao semanário Baltazar Nunes, epidemiologista e estatístico do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, no Porto.

O número de pessoas infetadas em todo o mundo pelo novo coronavírus aumentou para 101.988, dos quais morreram 3.491, segundo um balanço feito pela AFP, com dados atualizados às 09:00 deste sábado. Cerca de 50.000 pessoas já recuperaram.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]