Os portugueses estão proibidos de entrar, neste momento, em seis países europeus, devido à subida dos novos casos de covid-19 nas últimas semanas.
De acordo com o jornal Público, os portugueses estão proibidos de entrar, ou estão sujeitos a restrições de entrada, em dez países europeus devido à evolução da pandemia de covid-19 em território nacional.
Esta quinta-feira, a Dinamarca, que abre as suas fronteiras a partir de dia 27, anunciou que estas vão continuar fechadas para cidadãos de Portugal e da Suécia, uma vez que ambos têm taxas de infeção superiores a 20 casos por 100 mil habitantes.
O país nórdico junta-se aos outros cinco países que já tinham colocado Portugal na ‘lista negra’, entre eles Espanha, Chipre, Áustria, Lituânia e Letónia, segundo o jornal online Observador.
As restrições de entrada podem ser consultadas no site Re-open EU, lançado pela Comissão Europeia, esta semana, para ajudar os cidadãos a planear as suas viagens este verão.
No caso da Grécia, um dos destinos turísticos de eleição no continente europeu, os portugueses serão obrigados a fazer um teste de diagnóstico à entrada. Se este der negativo, têm de se isolar durante uma semana; se der positivo, este período aumenta para 14 dias.
Na Bulgária e na Estónia, todos os portugueses têm de cumprir um período de isolamento de 14 dias, tal como suecos, belgas e britânicos, uma vez que vêm de países onde as taxas de infeção pelo novo coronavírus superam os 15 ou 25 casos por 100 mil habitantes.
Já na República Checa, os países foram divididos por cores, com base no risco de transmissibilidade que apresentam. Portugal é um dos pintados a vermelho, o que significa que os portugueses que queiram entrar neste país terão também de fazer um teste e ficar em quarentena.
Recentemente, uma análise feita na plataforma Metis, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), e pelo CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde concluiu que Portugal está entre os que apresentam mais novos casos de infeção por covid-19. Só a Suécia surge em pior situação.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
Então? E o "milagre português"? lol
https://zap.aeiou.pt/milagre-portugues-vantagem-turismo-330170