O resultado de uma sondagem recente revela que a maioria dos portugueses prefere ter a mesma hora durante o ano inteiro, um resultado que vai ao encontro dos resultados do inquérito da Comissão Europeia.
O resultado de um estudo de opinião, publicado pelo Correio da Manhã e realizado pela Aximage, revela que 60,7% dos 601 inquiridos preferem manter a mesma hora durante o ano inteiro – dados que vão no mesmo sentido dos resultados da consulta pública da Comissão Europeia.
Assim, de acordo com o resultado da sondagem, apenas cerca de um terço dos portugueses está a favor de manter os horários de verão e de inverno. A Área Metropolitana do Porto (68,4%) e o Litoral Norte (68%) são as regiões com uma maior percentagem contra a mudança de hora. Já na região Sul e nas ilhas, só 50,3% é contra.
O diário revela ainda que, no meio rural, 40,1% quer manter a situação atual, face aos 56,5% que querem acabar com a mudança da hora. No meio urbano, 59,7% é a favor
da hora única.Além disso, o inquérito mostra ainda que há mais homens do que mulheres a optar pela situação atual, 38,6% contra 27,7%. Apesar de António Costa ter afirmado que irá manter o regime atual, a decisão é europeia. Até abril de 2019, a Comissão Europeia e Parlamento Europeu decidirão, e cabe ao Conselho Europeu homologar a decisão.
No inquérito europeu, que abrangeu 4,6 milhões de pessoas, 84% responderam que preferem manter a mesma hora.
O assunto tem sido muito polémico nos últimos tempos, principalmente entre a comunidade científica, que alerta para as desvantagens de manter o mesmo horário todo o ano.
O Observatório Astronómico de Lisboa, por exemplo, frisou os riscos para a saúde desta decisão, nomeadamente para as crianças, que passariam a entrar na escola ainda de noite, destaca o Diário de Notícias.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]
Pois, o horário de verão é o que faz mais sentido.
Os animais diurnos acordam e iniciam a sua atividade ainda antes do sol nascer. Basta ouvir o coro de cantos de diferentes aves antes do sol nascer para se perceber isso mesmo. Qualquer pessoa que viva ou que tenha acordado no campo percebe isso muito bem.
O que não é normal nos animais diurnos é prolongarem a sua atividade por largas horas após o por-do-sol. No atual horário chega a ser praticamente noite ainda antes das 5 da tarde, bastando para tal haver nevoeiro cerrado, o que é bastante comum em muitos locais no nosso país durante o inverno.
Há muita gente que só se levanta por volta das 9 horas ou pouco antes disso, pelo que amanhecer mais tarde não tem qualquer efeito negativo. Essas mesmas pessoas perdem preciosas horas de luz com o atual horário de inverno.
Praticamente toda a gente está acordada às 5 da tarde e irá manter-se acordada por várias horas, pelo que a luz ao final da tarde é de facto a luz que é aproveitada por mais pessoas (praticamente todas). Assim, é precisamente aqui que devemos "alargar" o dia e as horas de luz, mesmo que para tal se tenha de cortar horas de luz pela manhã (onde nem toda a gente aproveita essa luz). Não esquecer que existe muitíssima gente a trabalhar até bem perto da meia-noite (basta pensar na quantidade de gente que trabalha nos shoppings, bares, restaurantes, etc). É normal que toda essa gente acorde mais tarde, pelo que amanhecer mais tarde não terá qualquer aspecto negativo, principalmente se tal estiver associado ao facto de escurecer também mais tarde.
Muitíssima gente fica deprimida de inverno por escurecer muito cedo. Acordar ainda de noite dá a ideia de se aproveitar melhor o dia. Ter luz até mais tarde mantém as pessoas mais animadas. Essa é a minha opinião e a de muitíssima gente, crianças e jovens incluídos.
Porque é que é tão difícil ouvir a opinião das pessoas? A CE já o fez, esperemos que o palerma do Costa faça o mesmo...