Os portugueses estão entre os europeus que mais mentem quanto às suas férias. A conclusão é de um inquérito que apurou que 60% dos portugueses mente sobre a forma como passa o período de férias, chegando a publicar fotos falsas nas redes sociais.

Este inquérito realizado pelo motor de buscas Jetcost abrangeu 3000 europeus, designadamente portugueses, ingleses, espanhóis, italianos, alemães e franceses. Foram inquiridas 500 pessoas de cada nacionalidade, tendo como critério de selecção que tivessem viajado, pelo menos uma vez, no último ano.

As conclusões indicam que 60% dos portugueses mente sobre aspectos das suas férias. Mas os campeões europeus neste âmbito são os espanhóis (68%) e os italianos (65%). Os britânicos situam-se nos 58%, os franceses nos 47% e os alemães nos 45%.

Num comunicado enviado à imprensa, salienta-se que o inquérito apurou que 31% dos inquiridos mente sobre o destino das suas férias; 36% mente sobre o tempo que fez no destino; e 26% mente sobre a qualidade do alojamento.

A sondagem revela ainda que 24% dos inquiridos apontou já ter mentido sobre o dinheiro gasto nas férias, enquanto 20% omitiu dados relativos à quantidade de álcool consumida. E 16% revelou ter mentido sobre visitas turísticas e actividades culturais realizadas.

“Ao investigar um pouco mais sobre as razões pelas quais os portugueses mentiram sobre as férias, as respostas mais comuns foram: ‘eu tinha vergonha

de dizer onde realmente estive’ (36%), ‘eu queria impressionar’ (30%), ‘eu não fui de férias para nenhum lugar’ (17%) e ‘eu queria ser como os outros’ (11%)”, aponta-se no comunicado.

“A todos os entrevistados que participaram na pesquisa também foi perguntado se teriam dito a um amigo ou familiar como tinham desfrutado nas suas férias mais do que realmente tinham e uns 71% reconheceu que sim, além disso, 57% reconheceu que não comentaria com ninguém que as suas férias tinham sido um fracasso“, afiança o documento.

Os principais alvos destas mentiras foram os colegas de trabalho (35%), os amigos (28%) e familiares (10%).

Entre as mentiras dos portugueses quanto ao destino de férias, 31% apontou viagens para o continente americano, 26% para a Europa, 20% para a América do Sul, 12% para a Ásia e 9% para África.

E 10% daqueles que mentiram sobre o destino de férias, “chegaram ao ponto de postar uma imagem falsa nas redes sociais“, sustenta o mesmo comunicado.

[sc name=”assina” by=”ZAP”]