O processo Operação Marquês, cujo principal arguido é o antigo primeiro-ministro José Sócrates, está na fase de instrução. O juiz Ivo Rosa tem de decidir até ao fim deste ano se a acusação do Ministério Público tem fundamentação suficiente.
De acordo com uma sondagem realizada pela Aximage para o Jornal Económico, os portugueses estão divididos quanto à condenação ou absolvição de Sócrates no caso da Operação Marquês.
De acordo com a projeção, 66,9% dos inquiridos acreditam que o ex-governante será julgado pelos 31 crimes de que está indiciado, nomeadamente branqueamento de capitais, corrupção passiva de titular de cargo público, falsificação de documentos e fraude fiscal qualificada. Porém, há 28,7% dos entrevistados que consideram que o juiz Ivo Rosa não levará José Sócrates a Tribunal.
A sondagem revela ainda que 88,4% dos inquiridos não acreditam nas explicações do ex-primeiro ministro para justificar a origem das elevadas quantias de dinheiro que gastava. Um em cada cinco eleitores do Partido Socialista (PS) nas legislativas que acredita que o antigo primeiro-ministro recorria a empréstimos da mãe e de Carlos Santos Silva
.Em relação ao desfecho do processo e ao futuro de José Sócrates, 48,5% portugueses acreditam que o antigo Chefe de Governo será condenado, enquanto que 46,6% não acreditam nesse desfecho.
A Operação Marquês teve início a 19 de julho de 2013 e terminou com a acusação de 28 arguidos – 19 pessoas e nove empresas – pela prática de quase duas centenas de crimes económico-financeiros, entre os quais corrupção.
A acusação da Operação Marquês defende que Sócrates recebeu cerca de 34 milhões de euros de “luvas” por benefícios ao Grupo Espírito Santo, ao Grupo Lena e ao empreendimento de Vale do Lobo.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]
Os portugueses não estão "divididos", mas sim fartos de serem roubados. Fartos igualmente de serem tomados por ignorantes, quando a sombra do alibi de "Mega-Processos", os maiores corruptos, vigaristas e prevaricadores, gozam de uma Vergonhosa Liberdade. Está mais que visto que, os Artistas mais mediáticos (Salgado, Sócrates e outros tantos), podem estar descansados, e continuarem a gozar de uma reforma bem merecida a sombra da bananeira !..... Bem haja e Feliz Coiso !