Portugal vai ter direito a receber 6,9 milhões de vacinas para a covid-19, devendo a primeira remessa começar a ser distribuída já a partir de dezembro.
A notícia foi avançada pela TSF, sendo depois confirmada pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) ao jornal Público.
Se as doses forem individuais, serão suficientes dois terços da população portuguesa.
Este valor é a parte que cabe a Portugal do lote de 300 milhões de vacinas que a União Europeia (UE) já reservou à farmacêutica AstraZeneca, que está atualmente a desenvolver uma vacina em conjunto com a Universidade de Oxford, no Reino Unido.
A vacina em causa está ainda na fase de ensaios clínicos, faltando ainda ser apurado se será eficaz contra o novo coronavírus, sublinha o jornal Público.
“Portugal é um dos países europeus que irão beneficiar desta aquisição conjunta”, mas estão em curso “outros processos de negociação para a aquisição de vacinas para a covid-19”, frisou o Infarmed em resposta ao mesmo jornal.
“Com esta adesão, e uma vez que as vacinas serão distribuídas proporcionalmente
, conforme o número de habitantes por país, Portugal receberá um total de 6,9 milhões de vacinas, distribuídas a partir de dezembro, com uma primeira aquisição de cerca de 690 mil”, detalhou o mesmo organismo.A aquisição das vacinas será financiada pelo Instrumento de Apoio de Emergência que a Comissão Europeia criou durante a pandemia. Não são ainda conhecidos os preços.
A Comissão Europeia anunciou, na semana passada, um primeiro acordo com a farmacêutica AstraZeneca para a compra de 300 milhões de doses de uma potencial vacina contra a covid-19, com uma opção de mais 100 milhões em nome dos Estados-membros.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
Todo o pessoal de topo do governo e DGS dever ser compulsivamente levado a tomar esta vacina. Esperamos dois anos e se não houver efeitos secundários negativos, esta vacina passará para a restante população.
Tenho dito.