Portugal produz menos lixo do que a média da OCDE, mas é o 3.º que menos recicla, revelaram dados recentes da organização internacional.
Em 2017, cada português produzir quase 500 quilogramas de lixo, valor inferior à média europeia, nota o Jornal de Negócios que avança os números esta terça-feira.
Durante o mesmo período, apenas 12% do lixo produzido pelos portugueses foi reciclado, deixando o país em terceiro na lista das nações que menos reciclam.
Tendo em conta todos os setores da economia, e de acordo com os números divulgados pela OCDE, Portugal é o terceiro país que menos resíduos produz per capita. À frente de Portugal, só a Turquia e a Letónia produzem menos resíduos.
Em 2017, cada português produziu 488 quilogramas de lixo municipal, valor abaixo da média da OCDE, que ronda os 520 quilogramas por ano.
No total de países organização internacional, que conta com 36 nações, recicla-se cada vez mais lixo, mas Portugal quebra esta tendência: quase metade do lixo municipal produzido no país vai parar a aterros e apenas 12% é reciclado. Portugal é o 6.º país que mais lixo coloca em aterro e o 3.º que menos recicla.
Turquia, Grécia, Israel, Eslováquia e Espanha são os que mais recorrem ao aterro para eliminar os seus resíduos. Israel e Turquia reciclam ainda menos do que os portugueses.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
Ainda bem que emigrei porque o país mais parece uma enorme lixeira.