José Sena Goulão / Lusa

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales

António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, admitiu que Portugal ultrapassou os 1.000 casos de covid-19 nas últimas 24 horas esta quinta-feira.

Esta quinta-feira, Portugal ultrapassou a barreira dos 1.000 casos diários de infeção por covid-19. A revelação foi feita por António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, durante uma visita ao hospital de Braga.

“Temos de nos preparar para o que aí vem”, disse, citado pelo Jornal de Notícias.

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) será divulgado por volta da hora de almoço.

Portugal só ultrapassou a barreira dos 1.000 casos diários, até agora, duas vezes: 1.516 casos a 10 de abril e 1.035 a 31 de março. Esta é a terceira vez que o país ultrapassa este número de infeções desde o início da pandemia.

A 18 de setembro, no final de uma reunião de emergência com o gabinete de crise para o acompanhamento da evolução da covid-19, o primeiro-ministro António Costa afirmou

que Portugal está a acompanhar a tendência europeia de aumento de infetados com o novo coronavírus.

“A manter-se esta tendência seguramente na próxima semana chegaremos a 1.000 novos casos por dia”, disse, na altura, o governante. O número de, pelo menos, 1.000 infeções diárias foi atingido nas últimas 24 horas, ou seja, três semanas após o alerta do primeiro-ministro.

Esta quarta-feira, foram identificadas mais 944 infeções, elevando o número total de casos para 81.256. Isto constitui uma subida de 1,18% em comparação com o dia anterior. Por outro lado, morreram mais oito pessoas, elevando para 2.040 o número de óbitos.

Este mês, Portugal já registou três dias acima dos 900 casos diários: 963 na passada sexta-feira, 904 no domingo e 944 esta quarta-feira.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]