Portugal conquista o primeiro lugar, entre 65 países, como o mais simpático do mundo no acolhimento a imigrantes. É o resultado de um estudo elaborado pela organização InterNations, uma rede global de informação sobre imigração.

O estudo divulgado pela InterNations teve em conta cerca de 13 mil inquéritos com a opinião de pessoas imigrantes de 188 países diferentes. Elas tiveram que responder a perguntas sobre a atitude dos naturais dos países onde vivem para com os imigrantes.

Portugal arrecadou os melhores resultados em 65 países analisados, subindo 9 lugares

em relação à anterior análise que foi feita em 2016.

“A população local é amigável e prestativa“, refere um australiano citado pela InterNations. “As pessoas ajudam-se umas às outras“, acrescenta um holandês, de acordo com declarações divulgadas pela organização.

O estudo revela que cerca de 4 em 5 imigrantes (79%) descrevem os portugueses como acolhedores, e 3 em 10 (29%) refere que a maior parte dos seus círculos sociais integra pessoas locais, um número significativamente maior do que os 19% que se verificam a nível global.

A “atitude amigável” dos portugueses é realçada por 94% dos imigrantes, enquanto 58% realçam a “facilidade em fazer amigos locais” e 47% assumem que gostariam de ficar em Portugal.

Taiwan, México e Cambodja aparecem atrás de Portugal na lista dos países mais amigáveis. Note-se que no top 20 deste ranking, só há três países europeus – além de Portugal, aparecem apenas Espanha (17.º) e Roménia (19.º). O Kuwait é definido como o país menos amigável do mundo para imigrantes, seguido de Áustria e Suíça.

[sc name=”assina” by=”ZAP”]