NASA
O sotavento algarvio, o interior do Baixo Alentejo e o arquipélago da Madeira vão ser afetados até sexta-feira por poeiras provenientes do norte de África, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a situação deve-se a uma depressão centrada na região de Marrocos, que transporta na sua circulação poeiras em suspensão provenientes do norte de África.
A depressão deverá afetar uma vasta região desde a Tunísia até às Canárias, passando pelo sul da Península Ibérica e pelo arquipélago da Madeira.
Em comunicado, publicado no seu site, o IPMA refere que esta situação, que começou na terça-feira, se tem traduzido, “num tom amarelado do céu” e que “deverá diminuir gradualmente ao longo dos próximos dias”.
“Prevê-se que as poeiras continuem a afetar a região Sul e parte da região Centro, do continente, e a Madeira, até sexta-feira”, acrescenta.
O IPMA indica que para hoje está prevista a “possibilidade de ocorrência de aguaceiros no sotavento algarvio e no interior do Baixo Alentejo que, a ocorrerem, terão como consequência a deposição das poeiras à superfície (normalmente bem visível sobre os automóveis)”.
Esta quinta-feira, a NASA revelou no Twitter como esta mancha de poeira é observada a partir do Espaço.
Se o Sahara em vez de nos enviar poeira para os olhos que já cá temos muitos políticos para isso pegasse nas saias das ciganas e as enrolassem aos ciganos e os levassem todos bem para o centro do Sahara onde existe tanto espaço livre e os por lá deixasse viver em paz seria uma sorte para nós e o paraíso para eles.