Alejandro Garcia / EPA
Caso as novas medidas do estado de emergência não surtam o efeito desejado, Portugal pode mesmo chegar às 100 mortes diárias por covid-19.
Tudo depende da capacidade de resposta dos cuidados intensivos e da adesão das pessoas às medidas de confinamento, sugere o professor e investigador do Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico (IST), Henrique Oliveira.
“Se as medidas deste ‘estado de emergência suave’ tiverem pouco efeito, podemos chegar às 100 mortes por dia. Se, a partir de agora, começarmos a sentir os efeitos das medidas adotadas, é possível chegar às 80 mortes por dia e depois começaremos a baixar”, disse o especialista em declarações ao jornal Público.
A preocupação é partilhada pela própria ministra da Saúde, Marta Temido, que disse esta sexta-feira que está “preocupada” com a letalidade da doença
. O número diário de novos óbitos por covid-19 tem aumentado gradualmente nos últimos tempos. “Temos de perceber que não estamos livres de voltar a ter este tipo de pressão e este tipo de letalidade elevada nos próximos dias”, salientou Temido.Henrique Oliveira concorda e diz que “é bem possível que a situação piore, sobretudo se as medidas não forem levadas muito a sério por parte da população”.
De momento, em Portugal, a letalidade fixa-se nos 1,7%, um valor bem abaixo dos 4,37% registados em junho. O especialista ouvido pelo Público saliente que isto verifica-se porque “a letalidade oficial da doença foi muito reduzida pela maior testagem”.
“A letalidade que a literatura mundial indica para Portugal é de 0,5% ou 0,6% e eu e a minha equipa estimamos que a taxa de letalidade real é ainda um pouco mais baixa, dado que o total oficial de contágios é muito menor do que o real”, realçou Henrique Oliveira, apontando até que o país já deve ter chegado aos 500 mil infetados.
“Há muitos assintomáticos e muitas pessoas com sintomas leves que não foram testadas e que nunca virão a ser testadas”, explicou.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
A quantidade de óbitos por covid19 é muito grave e eu concordo, mas tem outro grupo de óbitos não covid que vai muito para além da média dos últimos anos, em períodos homólogos, e desses ninguém fala, são mais de 5 vezes os números atribuídos ao covid19.
Porque motivos existem, qual a "pandemia" que os provoca, eu gostaria de saber sobre e da opinião dos peritos da "morte".