Robin Van Lonkhuijsen / EPA

Portugal é o 19.º país do mundo que mais testa a população para a covid-19, avança o jornal Público esta sexta-feira, citando dados do site Worldometers, que diariamente atualiza estes dados para todos os países.

Em apenas um mês, Portugal passou a ser um dos países que mais testes de diagnóstico do novo coronavírus faz por milhão de habitantes, segundo o Worldometers.

Portugal encontra-se na 19.ª posição desta tabela, ficando bem acima da Coreia do Sul e apenas a um lugar da Alemanha. Estes dois países, recorda o diário, têm sido apontados como alguns dos melhores exemplos no que toca à realização de testes, apresentando taxas de letalidade para o novo coronavírus baixas.

A tabela é liderada pelos Estados Unidos, onde já se ultrapassaram as três milhões de amostras – o país é também o mais afetado pela pandemia.

Os últimos dados apresentados pelo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, na conferência desta quinta-feira, indicam que desde 1 de Março e até quarta-feira foram feitos mais de 208 mil testes, o que dava 20.430 por milhão de habitantes.

A Alemanha fez mais de 1,7 milhões, um total de 20.629 por milhão de habitantes na quarta-feira, segundo a mesma plataforma.

Numa outra conferência de imprensa, o mesmo responsável do Governo tinha já adiantado que Portugal faz, em média, entre 9 a 10 mil testes diários, valor que coloca o nosso país a fazer tantos os mais testes do que a Alemanha e/ou Áustria.

Ainda de acordo com o Público, cada teste de diagnóstico à covid-19 custa cerca de 87,95 euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS). No setor privado, os mesmos testes de diagnóstico chegaram a custar até de 200 euros, tendo o preço sido entretanto baixado.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]