Thomas Hawk / Flickr
O polícia que foi filmado a agredir um adepto do Benfica, com os seus filhos menores ao lado, continua no centro da polémica e, perante as ameaças que terá recebido, estará “escondido” na casa do pai. Enquanto isso enfrenta três processos e arrisca a expulsão da PSP.
O subcomissário Filipe Silva, que agrediu um adepto do Benfica e o seu pai, idoso, ao lado dos filhos menores do primeiro, à entrada do Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, é alvo de três processos, um do foro disciplinar aberto pela PSP, outro no seio da Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) e um terceiro inquérito-crime aberto pelo Ministério Público.
No auto de detenção do adepto, o subcomissário alegou que o adepto que agrediu o injuriou e lhe cuspiu na cara, uma versão que o agredido nega e que testemunhas do incidente também “desmentem”, segundo o Correio da Manhã — e que as imagens televisivas não permitem confirmar.
Caso venha a ser confirmado o abuso de autoridade ou o excesso de força, o agente, que é comandante da Esquadra de Investigação Criminal (EIC) da PSP de Guimarães, pode ser suspenso, expulso ou forçado a aposentar-se.
Aos olhos de muitos portugueses, o agente foi já condenado e terá até sido “ameaçado nas redes sociais“, noticia o Jornal de Notícias, frisando que o agente se viu obrigado a sair de casa “para se resguardar na residência do pai”.
Entretanto, o Diário de Notícias apurou que Filipe Silva “é visto como um “durão” ao estilo Rambo por alguns dos homens que comanda, mas também como um líder capaz e respeitado”.
Este jornal frisa que, apesar de ter comandado a esquadra de Rio de Mouro, em Sintra, antes de rumar a Guimarães, “nunca teve qualquer episódio de abuso de autoridade”, mesmo tratando-se de uma “zona difícil”.
Entretanto, o Benfica noticiou que os filhos do adepto agredido vão receber a taça de campeão que o Benfica ganhou neste domingo, conquistado o seu 34.º título nacional e o bicampeonato.
SV, ZAP
E andamos a pagar impostos para incultos e selvagens como este e ainda querem que respeitemos a psp ou gnr que quando precisamos nunca estão ou se estão não para nos defender mas sim para nos agredir???!A expulsão já vem tarde mas não é suficiente!