A PSP está a analisar as imagens que mostram dois agentes do Corpo de Intervenção a agredirem com violência dois adeptos, um dos quais idoso e o outro com a camisola do Benfica, na presença de duas crianças.

O incidente foi divulgado pela CMTV e captado em Guimarães, no âmbito dos festejos do bi-campeonato do Benfica.

A agressão policial ocorreu junto a uma das saídas do Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, depois do jogo que resultou no 34.º título nacional para o Benfica.

O adepto que é o principal visado pelas agressões policiais, já identificado como José Magalhães, conta ao Jornal de Notícias que “só estava a dar água aos filhos” quando os agentes lhes perguntaram o que estavam “ali a fazer”.

“Expliquei e aconteceu aquilo que todos viram”, refere ainda o adepto que vai ser ouvido no Tribunal de Guimarães nesta segunda-feira.

No auto de detenção do adepto, a que o jornal Expresso teve acesso e que terá sido escrito pelo próprio elemento da PSP envolvido nas agressões, estas serão justificadas pelas “injúrias” proferidas pelo homem e por alegadas cuspidelas na cara do agente.

Este documento expressa ainda que a família em causa estaria entre o grupo de adeptos que forçou as saídas do Estádio, aflitos com o “esmagamento” causado pela multidão, e que terá recusado ajuda dos agentes, quando estes se ofereceram para apoiar, em particular, as crianças.

O Expresso acrescenta que o auto frisa que “o adepto sabia que estava a ser filmado e tentou tirar proveito da situação“.

Uma versão que o adepto, um empresário de 43 anos de Matosinhos, nega, em declarações divulgadas pela CMTV. Ele argumenta que estava “desesperado” com “a segurança” dos filhos que estavam “aflitos”

.

O homem foi assistido no Hospital de Matosinhos e passou depois a noite na esquadra.

Quanto aos seus filhos, o Jornal de Notícias refere que “não quiseram sequer ir à escola” depois do sucedido.

O Ministério da Administração Interna (MAI) já anunciou a abertura de um inquérito à actuação policial, frisando numa nota divulgada pelo Expresso que “o agente em questão já foi identificado”.

Um porta-voz da PSP, Paulo Flor, já salientou também na TSF que a força de autoridade “analisará em sede própria as imagens”, frisando que “nas próximas horas” serão avançados “mais pormenores”.

Nas imagens podem ver-se dois elementos do Corpo de Intervenção da PSP a falarem com um homem vestido com uma camisola do Benfica. Ao lado deste estão duas crianças, igualmente equipadas com as cores encarnadas, e um idoso.

A dada altura, percebe-se que o adepto do Benfica começa a falar, aparentemente, de forma mais exaltada e é nessa altura que um dos polícias o agride. Quando o idoso tenta evitar a agressão, o agente volta-se e desfere-lhe dois murros no rosto.

Isto tudo perante as duas crianças que tentam esboçar reacções de ajuda ao homem, que será seu pai. Nas imagens é possível ver a mais pequena a chorar e a ser consolada por outros agentes, que não participaram na agressão.

SV, ZAP