SedeNacionalPartidoSocialista / Facebook

António Costa não vai discursar na Cimeira do Clima que decorre em Paris. Uma situação que está a causar polémica pelas diferentes versões que o actual governo e o anterior apresentam.

O novo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, garantiu à Rádio TSF que o governo de Passos Coelho não inscreveu a tempo o primeiro-ministro de Portugal neste evento que está agendado há vários meses e que vai reunir chefes de Estado de todo o mundo.

A rádio Renascença acrescenta que António Costa ainda tentou uma inscrição de última hora, mas que esta lhe foi “negada pelas Nações Unidas”.

O jornal Expresso publica a nota oficial do gabinete do primeiro-ministro que nota que “já era tarde” para efectivar a inscrição de António Costa.

“Esta conferência tem regras muito estritas e Portugal não está de facto inscrito porque não o fez em devido tempo. Ainda tentámos inscrever-nos, mas não conseguimos”, explica uma fonte do gabinete do primeiro-ministro ao semanário.

Uma versão que não encontra confirmação do lado do governo de Passos Coelho.

Uma fonte do Executivo da Coligação PSD/CDS refere no entanto à TSF que houve inscrição, mas que António Costa não aceitou a ordem em que iria discursar”

.

O mesmo elemento não identificado nota na estação que o governo de Passos Coelho deixou a ONU de “sobreaviso devido à situação política” nacional e que a inscrição ficou em stand-by por causa das dúvidas quanto ao nome de quem assumiria a pasta de primeiro-ministro.

Deste modo, o governo anterior atira para Costa a responsabilidade por não discursar no evento, constatando que ele se recusou a falar por ser “um dos últimos de uma lista com 150 líderes”.

O Expresso refere ainda que a lista da organização da Cimeira do Clima com os líderes dos países presentes no evento ainda inclui o nome de Passos Coelho como primeiro-ministro de Portugal.

O facto de não haver qualquer intervenção de Portugal na COP21 ganha importância quando o nosso país é um dos que mais se tem salientado na luta contra o aquecimento global.

SV, ZAP