UCI UC Irvine / Flickr

O Plano Nacional de Leitura quer que os alunos do 2.º e 3.º ciclos passem “10 minutos a ler”, uma iniciativa para incentivar a leitura por prazer com um investimento de 70 mil euros na atualização de bibliotecas escolares.

“No Plano Nacional de Leitura resolvemos fazer este convite alargado às escolas. Queremos introduzir a leitura por prazer e que os alunos percebam o valor cultural da leitura”, disse à Lusa a comissária do Plano Nacional de Leitura (PNL), Teresa Calçada, sobre a iniciativa que envolve 70 escolas e que é esta terça-feira apresentada.

“10 minutos a ler” pretende fomentar o gosto pela leitura e ajudar a combater os problemas de literacia. Para isso, o PNL disponibilizou 70 mil euros para as escolas interessadas em aderir ao projeto poderem renovar os títulos disponíveis nas suas bibliotecas, porque “nem sempre têm dinheiro para o fazer”, e oferecer uma escolha aos alunos que vá ao encontro daquilo que eles estão interessados em ler.

Ao desafio candidataram-se mais de 200 escolas e o PNL selecionou as 70 primeiras que responderam e cumpriam alguns requisitos exigidos para receber o apoio, como disponibilizar a lista de livros que queriam comprar.

Caberá às escolas decidir de que forma aplicam o projeto. Teresa Calçada referiu, por exemplo, que podem ser dados aos alunos 10 minutos da primeira aula da manhã ou da tarde para ler, o que podem fazer individualmente ou em conjunto, e que este pode ser um ponto de partida para trabalhos em sala de aula

.

Mas também podem ser 10 minutos num intervalo entre aulas, 10 minutos na hora de almoço no refeitório, 10 minutos no ginásio, ou onde e quando as escolas entenderem, até porque um dos objetivos é dissociar a leitura das aulas de Português e retirar-lhes a carga de obrigação e trabalho escolar, associando-o a uma atividade de lazer.

“O que se quer é que os alunos leiam e que compreendam o que leem”, sublinhou Teresa Calçada, que espera que a iniciativa que agora arranca tenha continuidade.

O projeto é apresentado esta terça-feira na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, em São Domingos de Rana, distrito de Lisboa, na presença da comissária do PNL e do secretário de Estado da Educação, João Costa.

[sc name=”assina” source=”Lusa” ]