(dr)
O hacker Rui Pinto, alegado autor do blogue Football Leaks e do roubo dos emails do Benfica
A Polícia Judiciária acredita que o hacker português Rui Pinto é o denunciante dos Luanda Leaks, que revelou mais 715 mil ficheiros sobre alegados esquemas fraudulentos que envolvem a empresária angolana Isabel dos Santos.
A notícia é avançada este sábado pelo jornal Público, que recorda que todos estes ficheiros foram partilhados com o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, através de uma plataforma de proteção de denunciantes em África, a PPLAAF.
As suspeitas das autoridades prendem-se com o facto de muitos dos documentos agoradivulgados fazerem parte parte tanto do processo de Rui Pinto que está em julgamento – o Football Leaks, onde o pirata informático é acusado de 93 crimes – como de outros inquéritos que ainda continuam em fase de investigação.
Alguns dos documentos estavam armazenados em discos rígidos e pens, que foram apreendidos pelas autoridades na Hungria. Mas há ainda muita informação inacessível, uma vez que muito dos discos rígidos estavam encriptados, observa o Público.
Outro dos argumentos que leva a PJ a suspeitar de Rui Pinto é o facto de um dos fundadores da PPLAAF, William Bourdon, ser um dos advogados de Rui Pinto.
Bourdon já representou também Edward Snowden e Julian Assange.
Em declarações ao jornal Público, um dos co-fundadores da PPLAAF, Henri Thulliez, tinha já adiantando que a plataforma recebeu os documentos do Luanda Leaks “em finais de 2018, inícios de 2019”, período em que Rui Pinto estava ainda em liberdade.
“Começámos a receber os documentos [dos Luanda Leaks] no final de 2018, início de 2019. O whistleblower disse-nos que a informação mostrava violações do interesse público e, muito rapidamente, concluímos que o tamanho e dimensão internacional tornariam essencial partilhá-la com o nosso parceiro, o ICIJ”, contou.
Rui Pinto acabaria por ser detido em janeiro de 2019.
Recentemente, e em entrevista à rádio RFI Afrique, o marido de Isabel dos Santos, Sindika Dokolo, acusava Rui Pinto de ser “o braço armado deste complô [Luanda Leaks]”.
O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu no final de janeiro levar a julgamento Rui Pinto, criador do Football Leaks, por 93 crimes de acesso ilegítimo, acesso indevido, violação de correspondência, sabotagem informática e tentativa de extorsão.
Em setembro de 2019, o Ministério Público acusou Rui Pinto de 147 crimes, 75 dos quais de acesso ilegítimo, 70 de violação de correspondência, sete deles agravados, um de sabotagem informática e um de tentativa de extorsão, por aceder aos sistemas informáticos do Sporting, da Doyen, da sociedade de advogados PLMJ, da Federação Portuguesa de Futebol e da Procuradoria-Geral da República, e posterior divulgação de dezenas de documentos confidenciais destas entidades.
Piratas destruíram documentos
O Jornal de Notícias escreve também este sábado sobre o caso de fuga de informação do Luanda Leaks, dando conta que o ataque pirata de que foram alvo os sistemas informáticos da petrolífera estatal Sonangol no início de junho destruiu ou fez desaparecer alguma documentação interna da empresa.
De acordo com o jornal, que cita fonte da Sonangol, o ataque ocorreu meses depois da fuga de informação da companhia angolana, mas antes ainda da divulgação das investigações de um consórcio internacional de jornalistas.
Em causa estarão documentos e pastas com informação financeira e contabilística. Alguma destas informações podem ter sido perdidas definitivamente, uma vez que não estariam alojadas em servidores nem em sistemas de armazenamento secundários (os chamados “backups”).
A origem do ataque é ainda desconhecida, mas o JN frisa que este ocorreu quando o consórcio começava a trabalhar sobre mais de 700 mil documentos.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
Sr. P.R. Faça o favor de condecorar este Ilustre Cidadão que permitiu levar a luz do Dia esta enorme vigarice orquestrada por poderosos Angolanos e Portugueses. Merece um tratamento de qualidade na Prisão, enquanto não se decide o Julgamento. Se já não houver medalhas, tire uma ao Berardo, ao Zeinal, ao Salgado ou ao Ronaldo por Exemplo !...neste caso este Artista merece mais que qualquer outro vigarista corrupto !