infomatique / Flickr

O Primeiro-ministro da Irlanda, Enda Kenny

A Irlanda reviu em alta o crescimento do país em 2015, passando-o de 7,8% para 26,3%, um número que causou surpresa e que deixa os economistas irlandeses “sem palavras”.

De acordo com os dados publicados em Março pelo gabinete central de estatísticas (CSO) da Irlanda, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país tinha ficado em 7,8% em 2015, impulsionado pelos sectores da indústria e da construção.

Não era esperado que o CSO divulgasse agora novos números, com o crescimento a atingir um nível surpreendente

. O gabinete explicou que constatou “um aumento do número de aviões importados pela Irlanda para actividades de locação” e “um enorme aumento no capital das empresas”.

Jack Allen, analista da Capital Economics, afirmou que se trata de um reflexo da deslocalização da sede de algumas empresas para a Irlanda, onde beneficiam de baixos impostos.

“Somos uma economia pequena e, se conseguimos um grande aumento de activos, é isto o que acontece”, referiu Michael Connolly, um funcionário do CSO, citado pela Bloomberg, justificando que os números são “credíveis”.

Segundo a agência financeira, os economistas irlandeses ficaram “sem palavras”, completamente “espantados” pelos números divulgados pelo CSO.

A Bloomgerg justifica este crescimento da Irlanda com a “natureza aberta” da economia e com o seu potencial de “atracção” a empresas dos EUA, que buscam melhores condições fiscais no país.

ZAP / Lusa