António Cotrim / Lusa

O ex-presidente da República e ex-líder do PS, Mário Soares

O novo aeroporto de Lisboa, no Montijo, ainda é só um projecto, mas já há polémica quanto ao nome a atribuir-lhe. E depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter sugerido baptizar o recinto com o nome de Mário Soares, chegou ao Parlamento uma petição que quer evitar que isso aconteça.

A petição, intitulada “Impedir o nome Mário Soares no aeroporto do Montijo”, foi lançada no site Petição Pública e já atingiu o mínimo necessário para chegar à Assembleia da República, ultrapassando as 9.510 assinaturas.

O Público

refere que o documento já chegou ao Parlamento e, agora, os signatários desta petição esperam que seja definitivamente colocado de parte “o nome de Mário Soares para esse Aeroporto ou qualquer obra de Grande envergadura”, conforme sublinham no texto publicado no site.

O documento pede ainda respeito “por mais de um milhão de portugueses que foram mais que prejudicados por esse fulano“.

Os autores da petição consideram que o novo aeroporto, que vai situar-se no Montijo, deve ser baptizado com o nome de “heróis aeronáuticos portugueses”, como Gago Coutinho ou Sacadura Cabral, ou de “verdadeiros heróis da Revolução”, como o general Jaime Neves ou o capitão Salgueiro Maia.

Marcelo Rebelo de Sousa sugeriu o nome de Mário Soares para o Aeroporto do Montijo no passado 12 de Fevereiro, na sequência da morte do ex-Presidente da República a 7 de Janeiro, após vários dias hospitalizado, e no seguimento da assinatura do memorando de entendimento entre o Governo e a ANA – Aeroportos de Portugal que concretiza o projecto.

Na altura, a decisão de atribuir o nome de Mário Soares a uma avenida em Santa Comba Dão também dividiu opiniões.

[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”” ]