José Coelho / Lusa
O antigo líder da JSD, Pedro Duarte
O social-democrata Pedro Duarte defende que se o PSD tiver oportunidade de liderar uma maioria de direita com o Chega, não o deveria fazer. Deveria deixar o PS formar governo.
Em entrevista à Vichyssoise, programa da Rádio Observador, Pedro Duarte, antigo secretário de Estado, ex-líder da JSD e diretor de campanha de Marcelo Rebelo de Sousa nas últimas presidenciais, defende que mesmo que os sociais-democratas tenham oportunidade de liderar uma maioria de direita com o Chega, não o deveriam fazer.
“Discordo de qualquer aproximação, seja de que natureza for, ao Chega”, atirou Pedro Duarte. “O PSD não deve fazer qualquer espécie de acordo ou entendimento com o Chega, muito menos por razões oportunistas de alcançar o poder. É uma questão de princípio”.
Na eventualidade de isso vir a acontecer, Pedro Duarte argumenta que é preferível deixar o Partido Socialista formar governo. Se o PSD tiver hipótese de liderar uma maioria de direita com o Chega, não o deve fazer? Deve permitir ao PS governar? “Sim, sem dúvida alguma”, respondeu.
Ainda assim, o antigo secretário de Estado recusa a ideia de ilegalizar o Chega, defendendo que “devemos tolerar todos”
os partidos, “principalmente aqueles de quem discordamos”.Questionado se poderia vir a ser desafiador da liderança de Rui Rio num próximo congresso, o social-democrata rejeitou essa hipótese. “Fiz uma opção há quase 10 anos de sair da vida política ativa, e optei por uma carreira profissional completamente diferente. Não tenho razões para alterar esse meu posicionamento”, explicou. No entanto, realça que este não é o momento ideal para pedir a cabeça de Rui Rio.
Pedro Duarte espera ainda que Marcelo Rebelo de Sousa venha a reinventar-se num segundo mandato, atribuindo-lhe o favoritismo para as próximas eleições presidenciais.
“Tem capacidade pessoal, tem uma legitimidade enorme (e as urnas, espero, vão comprovar isso), e tem uma relação de cumplicidade com o povo português que lhe permite ser a tal fonte inspiracional que nos guie para desígnios”, admitiu.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
Lol. é melhor o PCP e o BE.