PSD / Flickr

Paulo Portas

Paulo Portas, ex-vice-primeiro-ministro, foi apontado para liderar a coligação PSD/CDS para a Câmara Municipal de Lisboa. O Público avança que o antigo líder do CDS-PP não rejeitou.

De acordo com a edição desta sexta-feira do jornal Público, Paulo Portas foi sondado indiretamente para ser candidato à Câmara Municipal de Lisboa nas próximas eleições autárquicas. A hipótese não foi descartada pelo próprio.

Alguns sociais-democratas olham para Portas como a figura ideal para liderar uma frente de centro-direita para disputar a Câmara de Lisboa contra o socialista Fernando Medina. O nome foi lançado há três semanas por Miguel Poiares Maduro por considerar que, com esta candidatura, o atual presidente da câmara seria “derrotável”.

Poiares Maduro defendeu que a candidatura seria uma forma de criar bases para uma “alternativa de direita sólida e viável”, mas mereceu críticas por parte de alguns sociais-democratas, entre eles Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara de Cascais, que colocou em causa o desempenho de Portas no seu Governo

.

“Esta não é a hora de fazer prova de vida, prejudicando milhares de candidatos e o próprio partido”, escreveu numa publicação no Facebook.

Rui Rio, líder do partido, ainda não se pronunciou abertamente sobre as eleições autárquicas, mas elogiou o antigo líder dos centristas. “O Dr. Paulo Portas é hoje um dos políticos de referência e dos portugueses mais bem preparados para o exercício de qualquer cargo público”, disse em entrevista ao programa Polígrafo, na SIC.

No entanto, na mesma entrevista, sublinhou que não comentava “nome nenhum para câmara nenhuma, designadamente para o Porto e Lisboa”.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]