João Relvas / Lusa
Os presidentes do CDS-PP, Paulo Portas, e do PSD, Pedro Passos Coelho
As próximas eleições legislativas são a grande prioridade dos partidos e, neste momento, é a constituição das listas de candidatos a deputados que atormenta os diversos círculos distritais.
A poucas semanas de se encerrar a definição final das listas, a grande dúvida é onde serão inseridos Pedro Passos Coelho e Paulo Portas.
Os líderes do PSD e do CDS, que costumam concorrer por Vila Real e Aveiro, respectivamente, poderão ser colocados nas listas candidatas a Lisboa, um cenário que o jornal Público aponta como “provável”, notando que, desta forma, irão “disputar votos directamente com o líder do PS, António Costa”.
Esta possibilidade, contudo, poderá complicar as contas na hora de escolher as figuras a incluir nas listas por Lisboa. A divisão dos votos poderá, no fim das contas, retirar do Parlamento alguns nomes de vulto de PSD e CDS, circunstância que se repete noutros círculos eleitorais.
Entretanto, o nome de Miguel Relvas surge como uma possibilidade para cabeça-de-lista do PSD em Santarém, distrito onde Filipe Lobo D’Ávila deve ser o principal candidato do CDS, de acordo com dados do Público.
A constituição final das listas eleitorais deve ser entregue no Tribunal Constitucional em Agosto.
ZAP