José Sena Goulão / Lusa

O Presidente da República, Cavaco Silva, acompanhado pelo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho

O Primeiro-ministro Pedro Passos Coelho está convencido que Cavaco Silva optará por um novo Governo, e que a decisão será tomada no máximo em duas semanas.

Em conversa com o antigo presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, que foi recebido esta segunda-feira em S. Bento, Passos descaiu-se num momento em que as câmaras de televisão filmavam, ao longe, o início da reunião entre ambos, relata o Observador.

“Vive-se um tempo bastante particular, também aqui em Portugal por razões diferentes, razões melhores do que em Paris. Mas julgo que daqui a mais duas semanas a nossa situação será definitivamente clarificada. E haverá um novo Governo para negociar com Bruxelas

“, afirmou o Primeiro-ministro, num momento transmitido pela TVI.

O Executivo de Passos e Portas, eleito a 4 de outubro, caiu no dia 11 de novembro com uma moção de rejeição do programa de Governo apresentada pelo Partido Socialista e apoiada pelos partidos de esquerda.

Cavaco Silva tem andado a fazer audições para tomar uma decisão sobre a indigitação de António Costa como Primeiro-ministro, começando pelos parceiros sociais, e passa agora pelos encontros com a Banca.

ZAP