António Cotrim / Lusa

O programa eleitoral do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) vai propor a criação de “uma espécie” de Serviço Nacional de Saúde (SNS) para animais no seu programa eleitoral para as próximas legislativas. A revelação é feita pelo deputado André Silva.

O único representante do PAN na Assembleia da República refere que o PAN pretende mudar significativamente a forma como são prestados os cuidados de saúde aos animais de companhia. Assim, o partido defende a criação de “uma espécie de SNS para animais“, como aponta André Silva em entrevista à Visão.

O PAN propõe a implementação de uma rede pública de assistências a cães e gatos, à imagem do acontece com o SNS.

“Há uma série de associações que recolhem e acolhem animais errantes e abandonados e que se têm substituído ao Estado, tendo despesas incomensuráveis“, refere André Silva, realçando ainda que “há muitas famílias com enormes dificuldades, nomeadamente pessoas idosas que estão sozinhas e que a única companhia que têm é o gato ou o cão”.

“Não é uma medida de protecção e de bem-estar animal; é uma resposta social às famílias mais carenciadas”, salienta ainda André Silva, frisando que o PAN pretende “estabelecer uma rede pública” que “tenha serviços médico-veterinários que possam suprir” as dificuldades de Associações e famílias mais carenciadas.

Neste SNS para animais, haveria isenções de taxas moderadoras para as famílias com menores rendimentos, enquanto as restantes teriam que pagar os cuidados médicos.

Quanto aos custos da medida para os cofres do Estado, André Silva realça que o PAN ainda não fez as contas, mas garante que o partido vai propor outras medidas para compensar a despesa adicional.

[sc name=”assina” by=”ZAP”]