O dicionário online Priberam e o canal de televisão FOX Life uniram-se para desafiar os portugueses a participar na revisão do significado da palavra “mulher”. Três semanas depois, apresentam-nos o resultado.
Esta terça-feira, o dicionário online Priberam e o canal de televisão FOX Life que se uniram para desafiar os portugueses a participar na revisão, divulgaram a nova definição da palavra “mulher”.
Depois da análise de mais de 500 propostas, a palavra “mulher” encontra-se definida como “ser humano do sexo feminino ou do género feminino; pessoa do sexo ou género feminino, depois da adolescência; pessoa do sexo ou género feminino casada com outra, em relação a esta; pessoa do sexo ou género feminino com quem se mantém uma relação sentimental e/ou sexual; conjunto de pessoas do sexo ou género feminino; que tem qualidades ou atributos considerados tipicamente femininos (ex: mulher da vida: [depreciativo] meretriz, prostituta; mulher de armas [figurado] corajosa, guerreira, lutadora”.
A iniciativa teve início no dia 2 de maio e levou centenas de pessoas a deixar o seu contributo no site oficial da campanha para completar o significado da palavra “mulher” no dicionário Priberam.
Durante três semanas, o movimento “A palavras mulher definida por nós” mobilizou várias pessoas a participar em prol da evolução do papel da mulher na sociedade que é bastante diferente atualmente. No entanto, o significado da palavra ainda não refletia essa mudança nos dicionários.
Antes deste movimento ser criado, a palavra encontrava-se definida apenas como “pessoa adulta do sexo feminino; conjugue ou pessoa do sexo feminino com quem se mantém uma relação sentimental e/ou sexual; pejorativo: mulher pública: meretriz”.
Cláudia Pinto, linguista da Priberam, considera agora a versão online mais completa, apesar de deixar em abertos eventuais evoluções.
“Sabemos que um dicionário é uma obra inacabada, um trabalho contínuo, mas entendemos que o seu papel é registar, de forma controlada, os usos da língua e o seu dinamismo, o que se reflete no caso do verbete mulher, que apresenta agora definições mais ajustadas ao uso real”, afirma.
O movimento contou com o testemunho de algumas caras bem conhecidas como as cantoras Simone de Oliveira e Gisela João, o estilista Luís Buchinho, a atleta Vanessa Fernandes, a cientista Raquel Oliveira e o chefe de cozinha José Avillez.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”https://shifter.pt/2018/05/priberam-fox-life/” source=”Shifter”]
eu acho que falta muito que fazer para muitos, se não tem para fazer, eu tenho para dar, tenho campos e outros, quem quiser força lhes dou trabalho sem problemas ok?