Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o sono aos cientistas: Afinal, estamos ou não sozinhos no Universo?

“Batizado” como Science Guy, Bill Nye é uma figura conhecida, tendo-se afirmado como um cientista educacional. Engenheiro de profissão, tornou-se popular depois de apresentar o programa de divulgação científica da Disney/PBS Bill Nye the Science Guy (1993-1998.

A propósito do financiamento da NASA para o ano fiscal de 2021, Bill Nye defendeu, em entrevista ao Politico esta sexta-feira divulgada, que o financiamento da agência espacial – que está a ser discutido em torno dos 2,7 mil milhões de dólares – não é assim tanto dinheiro se estiver em causa a evolução da história humana.

Neste sentido, Bill Nye não descarta a hipótese de o Homem descender de marcianos antigos. “Se a vida surgiu inicialmente em Marte, é extraordinário, mas não descabido sugerir que somos descendentes de marcianos. Está é uma hipótese extraordinária”, disse.

“[O financiamento da NASA para 2021] não é assim tanto dinheiro para mudar o percurso da história humana”, defendeu, na mesma entrevista.

Como CEO da Sociedade Planetária, uma organização não-governamental norte-americana, Bill Nye está a fazer lobbying para aumentar o financiamento da NASA. Ao Politico

, o responsável disse ainda que a sua principal prioridade é apoiar a missão Mars 2020, que tem como objetivo trazer pela primeira vez amostras de rochas marcianas à Terra.

“Temos todo o tipo de problemas aqui na Terra (…) Mas o Espaço traz o melhor de nós. O Espaço é otimista. Se pararmos de olhar para cima e para fora, o que é que [esta atitude] diz de nós? O que quer que seja, não é bom”, rematou.

A procura por vida alienígena é um debate antigo da comunidade científica: há cientistas que defendem que não estamos sós no Universo, havendo outros que questionam por que motivo não encontramos sinais destes seres que estarão para lá da Terra.

Diversas teorias tentaram já explicar a ausência de sinais de vida extraterrestre – desde a ideia de que podem estar a hibernar até às explosões de raios gama, passando pela ideia de que os extraterrestres já morreram ou estão submersos nos seus planetas aquáticos.

Até então, não foi encontrada nenhuma outra forma de vida no Universo.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]