André Kosters / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

A Ordem dos Engenheiros emitiu um esclarecimento, esta quinta-feira, no qual revela que o ex-primeiro-ministro não é engenheiro e informa que vai alertar a Assembleia da República para que retire a referência ao título na biografia de  Sócrates no portal.

A nota da Ordem dos Engenheiros surge na sequência de um “inusitado número de interpelações e pedidos de informação que ultimamente têm sido dirigidos” à associação profissional por parte de membros de cidadãos.

“Nos termos da alínea b), do n.º 2, do Art.º 4.º do Estatuto da Ordem dos Engenheiros (lei 123/2015, de 2 de setembro), cabe a esta Associação Profissional atribuir, em exclusivo, o título profissional de Engenheiro. O ex-Primeiro-ministro José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa não está, nem nunca esteve, inscrito na Ordem dos Engenheiros“, informa o comunicado.

Em resposta enviada à comunicação social, Sócrates afirma que as notícias sobre o seu título “só são entendíveis no quadro da actual campanha de maledicência” contra si.

Esclarece ainda que o título com que é tratado diz respeito à sua habilitação académica

, sublinhando que nunca invocou, “como abusivamente parece depreender-se do comunicado da Ordem dos Engenheiros, qualquer título profissional” que não lhe pertença.

A associação profissional, embora reconheça ser público que em múltiplas ocasiões é feita, por terceiros, a menção ao título de engenheiro, diz “não ter conhecimento de que o cidadão em causa tenha alguma vez utilizado indevidamente o título“, não tendo portanto motivos para apresentar queixa contra o antigo primeiro-ministro.

Segundo avança o Público, no que diz respeito à referência ao título de engenheiro de José Sócrates na página oficial da Assembleia da República, a Ordem dos Engenheiros “irá contactar a AR no sentido de alertar para a desconformidade existente na referência biográfica patente no seu portal”.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”” ]