No passado sábado Gentil Martins, antigo bastonário da Ordem dos Médicos, defendeu, em entrevista ao Expresso, que a homossexualidade era “uma anomalia” e que Cristiano Ronaldo era um “estupor moral”. Essas declarações já deram origem a uma queixa formal apresentada à Ordem dos Médicos.
As declarações polémicas do cirurgião que ficou famoso por separar gémeos siameses já originaram uma queixa formal enviada à Ordem dos Médicos, reencaminhada para o Conselho Disciplinar do Sul, de acordo com o Expresso, que cita fonte oficial do organismo.
O conselho funciona, dentro da Ordem dos Médicos, como um tribunal e de forma independente. A Ordem dos Médicos espera agora a decisão do Conselho Disciplinar do Sul para depois se pronunciar.
Sem medo de dizer o que pensa, o cirurgião pediatra defendeu
que casos como os de Cristiano Ronaldo – o atleta é solteiro e recorreu a uma barriga de aluguer para ter filhos – são “um crime grave”.“É degradante, uma tristeza. O Cristiano Ronaldo é um excelente atleta, tem imenso mérito, mas é um estupor moral, não pode ser exemplo para ninguém. Toda a criança tem direito a ter mãe”.
As afirmações que foram consideradas polémicas não ficaram por aqui. Perguntado sobre o que pensa da homossexualidade, Gentil Martins não se poupou nas críticas, vendo “anomalias” no comportamento de pessoas que assumem gostar de pessoas do mesmo sexo.
[sc name=”assina” by=”ZAP”]
Exmo. Sr. Dr. Gentil Martins; Boa Tarde,
A sociedade portuguesa muito lhe deve. O seu conhecimento é universalmente reconhecido; naturalmente que não pretendeu a ofensa pessoal , mas sim a demonstração da sua opinião pessoal relativamente a dois assuntos concretos.
A liberdade de expressão é um corolário da nossa Constituição e deverá ser salvaguardada pelo Estado Português. A pluralidade de opiniões, nomeadamente emanadas por pessoas especialmente dotadas de conhecimento e experiência de vida, devem ser ouvidas. É a diferença que possibilita uma melhor elucidação dos temas. Nestes, como em outros assuntos, a sua opinião será sempre muito bem vinda.
Os temas que abordou; a homossexualidade e a utilização de barrigas de aluguer (com tantas crianças abandonadas pelo mundo fora) não são hoje como não foram no passado consensuais; assim ninguém deve ficar ofendido. Obrigado por partilhar as suas opiniões.
Rita