(dr) Marisa Cardoso

O médico cirurgião Gentil Martins

No passado sábado Gentil Martins, antigo bastonário da Ordem dos Médicos, defendeu, em entrevista ao Expresso, que a homossexualidade era “uma anomalia” e que Cristiano Ronaldo era um “estupor moral”. Essas declarações já deram origem a uma queixa formal apresentada à Ordem dos Médicos.

As declarações polémicas do cirurgião que ficou famoso por separar gémeos siameses já originaram uma queixa formal enviada à Ordem dos Médicos, reencaminhada para o Conselho Disciplinar do Sul, de acordo com o Expresso, que cita fonte oficial do organismo.

O conselho funciona, dentro da Ordem dos Médicos, como um tribunal e de forma independente. A Ordem dos Médicos espera agora a decisão do Conselho Disciplinar do Sul para depois se pronunciar.

Sem medo de dizer o que pensa, o cirurgião pediatra defendeu

que casos como os de Cristiano Ronaldo – o atleta é solteiro e recorreu a uma barriga de aluguer para ter filhos – são “um crime grave”.

“É degradante, uma tristeza. O Cristiano Ronaldo é um excelente atleta, tem imenso mérito, mas é um estupor moral, não pode ser exemplo para ninguém. Toda a criança tem direito a ter mãe”.

As afirmações que foram consideradas polémicas não ficaram por aqui. Perguntado sobre o que pensa da homossexualidade, Gentil Martins não se poupou nas críticas, vendo “anomalias” no comportamento de pessoas que assumem gostar de pessoas do mesmo sexo.

[sc name=”assina” by=”ZAP”]