Zipp / Wikimedia

A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a realizar, na manhã desta quinta-feira, uma operação na Área Metropolitana de Lisboa no cumprimento de mandados de busca domiciliária e de detenção por vários crimes relacionados com a claque No Name Boys.

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP adianta que na origem da operação está uma investigação a elementos da No Name Boys, claque apoiante do Benfica.

De acordo com a PSP, decorreram várias diligências processuais e investigatórias, nomeadamente, buscas domiciliárias e não domiciliárias, bem como o cumprimento de vários mandados de detenção fora de flagrante delito, emitidos por autoridade judiciária.

Sete pessoas foram detidas na sequência da chamada “Operação Sem Rosto”, disse à agência Lusa uma fonte policial.

“Ao longo de aproximadamente um ano, foram investigados vários crimes, entre eles, roubos, ofensas à integridade física qualificadas, danos e homicídio na forma tentada, praticados por um grupo de indivíduos pertencentes à claque No Name Boys, refere a PSP.

Fonte do Cometlis adiantou à Lusa que a operação poderá estar relacionada com a agressão, em maio, em São João do Estoril, concelho de Cascais, a um homem alegadamente pertencente à Juventude Leonina, por parte de um grupo de mais de 30 indivíduos com camisolas dos No Name Boys.

Na conferência de imprensa ao final da manhã, o comissário Bruno Penha destacou o grau de “premeditação” e de “extrema violência” de algumas das ações das quais os detidos são suspeitos.

“Tinham conhecimento prévio de moradas, veículos, rotinas. Estamos a falar de situações muito particulares, com agressões múltiplas, em que as vítimas estiveram em risco de vida”, sublinhou o responsável, citado pelo site Tribuna Expresso.

Foram também encontrados nas buscas manuscritos com elementos de identificação e informações relacionadas com “jornalistas, pessoas com cargos de direção em clubes e comentadores de televisão”.

Os detidos serão presentes ao Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa esta sexta-feira, quando serão conhecidas as medidas de coação.

[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”Lusa” ]