O consumo de enchidos e de carnes vermelhas pode provocar cancro, de acordo com um alerta da Organização Mundial de Saúde que colocou estes tipos de carne na categoria dos produtos cancerígenos.
Especialistas da Agência para a Investigação contra o Cancro (IARC), organismo que se encontra na dependência da Organização Mundial de Saúde (OMS), anunciaram que a carne processada, como os enchidos, as salsichas, o bacon e as lasanhas pré-cozinhadas, é “cancerígena para os humanos“.
Com base na revisão científica de mais de 800 estudos elaborados nos últimos tempos nesta área, um grupo de 22 especialistas de 10 países diferentes concluiu que há “evidência suficiente” de que a carne processada provoca o cancro colo-rectal.
De acordo com os investigadores da OMS, “por cada 50 gramas de carne processada que se consome, o risco aumenta em 18%“, cita o jornal espanhol El Mundo.
Este tipo de carne passa assim a integrar o chamado grupo dos produtos cancerígenos da OMS, a par de produtos como o plutónio, tabaco, o amianto e o diesel.
No caso da carne vermelha, que inclui as carnes de porco, de vaca, de vitela, de borrego, de carneiro, de cavalo e de cabra, os especialistas da IARC entendem que é causa “provável” de cancro, com base numa “evidência limitada”.
Desta forma, a carne vermelha é classificada no grupo 2A, a par do herbicida glifosato
que mata todo o tipo de plantas.As carnes vermelhas e as carnes processadas terão especial associação com o cancro colo-rectal, mas os especialistas também detectaram vínculos com os cancros do pâncreas e da próstata.
Estudos anteriores já tinham comprovado o carácter cancerígeno da carne processada devido à presença do sal e das nitrosaminas, compostos químicos que servem para impedir a contaminação bacteriana dos alimentos.
“Tendo em conta a quantidade de pessoas que consome carne processada em todo o mundo, o impacto global da sua incidência no cancro pode ser muito importante para a saúde pública”, trata de alertar o director do programa do IARC, Kurt Straif, citado pelo El Mundo.
“Para uma pessoa, o risco de desenvolver um cancro colo-rectal devido ao consumo de carne processada continua a ser pequeno, mas o risco aumenta com a quantidade de carne consumida“, avisa ainda Kurt Straif.
Este alerta da OMS vem reforçar os repetidos avisos que têm surgindo da boca de médicos e de nutricionistas para a importância de limitar o consumo de carne.
ZAP
E a fome não provoca cancro?
O título diz: SALSICHAS, BACON E ENCHIDOS SÃO CANCERÍGENOS.
No fim dizem: “Para uma pessoa, O RISCO DE DESENVOLVER UM CANCRO colo-rectal devido ao consumo de carne processada CONTINUA A SER PEQUENO, mas o risco aumenta com a quantidade de carne consumida“
Assinado: ZAP
No comment!!