Jean-Christophe Bott / EPA

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) agradeceu, esta segunda-feira, a contribuição de 500 mil euros feita pelo Governo português para auxiliar no combate à pandemia de covid-19.

“Agradeço ao Governo e às pessoas de Portugal pela contribuição de 500 mil euros para a resposta global à covid-19″, escreveu Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, no Twitter.

Também hoje, Ghebreyesus disse, em conferência de imprensa a partir de Genebra (Suíça), que o mundo devia ter ouvido melhor a OMS quando foi declarada a emergência global de saúde, em janeiro.

“O mundo devia ter ouvido com atenção nessa altura, quando só havia 82 casos e nenhuma morte fora da China. Todos os países podiam ter desencadeado todas as medidas de saúde pública possíveis. E isso basta para atestar a importância de ouvir os conselhos da OMS”, declarou.

A nível global, segundo um balanço da agência AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 207 mil mortos e infetou quase três milhões de pessoas em 193 países e territórios. Perto de 810 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 928 pessoas das 24.027 confirmadas como infetadas, e há 1357 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”Lusa” ]