Um vídeo divulgado pela revista Nova Gente mostra, de acordo com a revista, uma chefe de gabinete do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) e outras funcionárias a fazer uma dança à volta de um cabide de pé que evoca uma dança de varão.
O vídeo, de pouco mais de um minuto, terá sido filmado no Campus da Justiça e, segundo a Nova Gente, foi publicado pela própria chefe de gabinete de uma secção do DIAP no Facebook.
As funcionárias dançam, riem e gritam, usando um cabide para pendurar casacos como varão ao som de “You Can Leave Your Hat On”, de Joe Cocker, enquanto alguns colegas usam telemóveis para gravar o momento e fazem comentários.
Entretanto, o Conselho dos Oficiais de Justiça pronunciou-se sobre o assunto numa deliberação de 21 de abril, citada pelo DN.
Segundo a deliberação do Conselho dos Oficiais de Justiça, “o oficial de justiça não deve usar as redes sociais no trabalho, não deve adotar comportamentos desajustados à imagem da classe em horário ou local de trabalho, e nem publicar ou divulgar a imagem do espaço físico dos serviços por qualquer meio, por exemplo, através das redes sociais“.
O documento acrescenta que “a dignidade e o exercício zeloso das funções de oficial de justiça não são compatíveis com a prática, em horário e no local de trabalho, de atos que não se adequem à sua competência funcional e ao mínimo de discrição exigível no desempenho das funções correspondentes“.
A Direção-Geral da Administração de Justiça confirmou ao DN que já teve conhecimento da existência do vídeo, mas remeteu mais informações para um esclarecimento por escrito.
ZAP
Se fosse no meu trabalho levava logo com um processo disciplinar