Os ingleses querem acabar com os objetos pendurados nos retrovisores interiores. Em Inglaterra, quem prevaricar paga uma multa de 1.150 euros.
Por cá, é habitual vermos um retrovisor interior de um veículo decorado com terços, santos ou com purificadores do ambiente. No entanto, em Inglaterra, a polícia rejeita qualquer tipo de adorno pendurado no retrovisor.
Além disso, até os autocolantes no pára-brisas estão condenados, com a legislação a punir com uma multa de até 1.000 libras, cerca de 1.150 euros, os prevaricadores.
Segundo o Observador, esta perseguição aos adornos do retrovisor deve-se à forma como estes objetos podem limitar a visão do condutor. Além disso, os adornos podem também distrair o condutor e prejudicar o seu tempo de reação, provocando acidentes.
A polícia está empenhada em garantir uma visão perfeita através do pára-brisas. Por esse motivo, o legislador especifica que, mesmo que um condutor seja abalroado por outro, ainda que sem qualquer responsabilidade no acidente, será sempre multado caso o retrovisor esteja decorado ou exista um emblema no vidro da frente.
Sempre que for apanhado com o terço ou outros objetos a abanar ao centro do pára-brisas, o condutor paga automaticamente 115 euros. No entanto, se recorrer ao tribunal, a coima sobe para a taxa máxima dos 1.150 euros.
Em Portugal, uma legislação deste tipo teria pela frente algumas dificuldades, uma vez que o próprio legislador exige que os veículos afixem no pára-brisas “autocolantes” com o selo relativo ao imposto de circulação, outro para comprovar o pagamento do seguro e um extra, da inspeção periódica ao imposto de circulação do reboque, caso se aplique.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
realmente os ingeleses sao radiacais, "... o condutor paga automaticamente 115 euros. No entanto, se recorrer ao tribunal, a coima sobe para a taxa máxima dos 1.150 euros...."
é mesmo para ninguem reclamar. paga e nao bufas, rssss
em portugal o legislador nao diz em que local do vidro se deve colocar os autocolantes com as vinhetas do seguro.
nao é obrigatorio ser no canto superior direito. pode colocar em baixo, tem que estar à vista
mesmo estando em cima, nao vejo como poderá tirar a visibilidade do condutor