[sc name=”ZAPV” url=”https://player.vimeo.com/external/476283059.m3u8?s=96dfd340b485da6c760aa0339dc1a13ff65f12a6&oauth2_token_id=1275135991″ thumb=”https://i.vimeocdn.com/video/989611904_1920x1080.jpg” src=”https://vimeo.com/476283059″]

A primeira frota de barcos autónomos do mundo está a crescer (literalmente). Depois de vários testes e atualizações, o Roboat autónomo do MIT duplicou de tamanho e permite agora transportar duas pessoas em simultâneo.

O Massachusetts Institute of Technology (MIT) criou um barco autónomo capaz de transportar dois passageiros. Batizado de Roboat II, a embarcação já navegou sozinha pelos canais de Amesterdão, movimentando-se autonomamente pela cidade durante três horas.

Ao longo dos últimos anos, o Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT (CSAIL) e o Senseable City Lab têm desenvolvido uma frota de barcos autónomos para implementar em Amesterdão, na Holanda.

No dia 26 de outubro, o CSAIL apresentou o primeiro barco autónomo capaz de transportar pessoas. Com apenas dois metros de comprimento, o barco conta com quatro hélices que lhe permite mover-se em qualquer direção.

Segundo o New Atlas, o Roboat II conta ainda com GPS, LiDAR e sensores de inércia que o auxiliam na navegação. Este “Uber da água” é muito mais inteligente, graças ao novo algoritmo de localização e mapeamento simultâneos (SLAM) que ajuda a embarcação a decidir a rota mais rápida e direta para o destino final.

Apesar de ser um veículo pequeno, trata-se de um transporte modular, o que significa que poderá encaixar-se numa embarcação maior.

O objetivo da equipa é continuar a aprimorar esta versão até ser possível alcançar uma opção de maiores dimensões que possa transportar até seis pessoas. O modelo já se encontra em construção, mas não tem data para o início dos testes.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]