Um gigantesco buraco no meio de uma avenida, na cidade japonesa de Fukuoka, impressionou a Internet, com vários vídeos a mostrarem o aluimento de terra. Agora, o mundo espanta-se com a rapidez com que a mega-cratera foi reparada – em apenas dois dias.
O incidente ocorreu no dia 8 de Novembro, numa estrada com cinco vias, numa zona comercial da cidade de Fukuoka, localizada no sudeste do Japão.
Um aluimento de terra criou uma cratera de 30 metros de largura e de 15 metros de profundidade, e praticamente engoliu uma parte da avenida.
Uma semana depois, a avenida já foi aberta ao público, mas os “trabalhos de reparação duraram apenas 48 horas” –
mesmo tendo exigido a substituição de semáforos e postes eléctricos e de uma parafernália de tubos de esgotos e cabos eléctricos, como refere a BBC.A abertura ao trânsito foi mais demorada, para dar tempo de fazer “testes para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores”.
A levar mais tempo está a investigação às causas do acidente. As autoridades continuam a tentar apurar o que o motivou, mas ainda não retiraram quaisquer conclusões. Especula-se que pode ter sido causado por obras no metro, numa zona próxima do local onde a terra aluiu.
As imagens do aluimento da terra mostram de forma impressionante a dimensão da cratera.
ZAP
Se fosse cá, uma reparação destas em 8 dias levantava logo duvidas se foi alguém subornado, se envolvia corrupção, se tinha sido submetido a concurso publico internacional, se o valor pago era mesmo o mais baixo, etc.
Por estas e por outras, o Bulhão está como está, alguns edificios publicos a escorrer humidade, esquadras e quartéis que nem para demolir servem, etc.