Está na hora de reescrever os livros de anatomia: foi descoberto um novo tipo de vaso sanguíneo nos nossos ossos.

“Ainda há coisas para descobrir sobre a anatomia humana e isso é surpreendente. Acabamos de descobrir um novo tipo de vaso sanguíneo num lugar até agora desconhecido”, afirmou Matthias Gunzer, da Universidade Duisburg-Essen, na Alemanha.

Apesar de a anatomia humana não ser encarada como uma área contínua de grandes descobertas, a verdade é que, ocasionalmente, vêm à tona novos tecidos ou órgãos. A equipa de Gunzer fez a sua mais recente descoberta utilizando uma substância química, chamada cinamato de etilo, num osso de um rato, de forma a torná-lo transparente. Aí, os cientistas conseguiram ver minúsculos vasos sanguíneos a atravessar o eixo ósseo.

No osso da perna do animal, que tem o tamanho de um fósforo, os investigadores viram cerca de mil vasos sanguíneos, que apelidaram de vasos transcorticais. Os cientistas detetaram vasos trans-corticais semelhantes em humanos, depois de terem analisado o osso de uma coxa.

A equipa sabia de antemão que os ossos têm um sistema sanguíneo eficiente que permite que as células do sangue, assim como as células imunológicas da medula óssea, migrem rapidamente para a circulação geral, mas esta é a primeira vez que conseguimos vê-lo.

Além disso, os cientistas já observaram outros tipos de vasos sanguíneos nos ossos, como os do centro da medula óssea e na superfície do periósteo – uma camada de tecido conjuntivo que envolve os ossos. No entanto, estes novos vasos parecem

atravessar diretamente através de ossos longos, num ângulo de 90 graus em relação ao eixo do osso.

“Como qualquer outro órgão, os ossos também precisam de um circuito circulatório fechado para funcionar adequadamente. Este circuito fornece sangue fresco através de artérias no osso e transporta o sangue usado pelas veias”, explicou a autora principal do estudo, Anika Grüneboom.

“O que não estava totalmente claro era a forma como ocorre o circuito circulatório fechado nos ossos longos.” O artigo científico foi recentemente publicado na Nature Metabolism.

Segundo o IFL Science, a equipa descobriu também que a maior parte do sangue dos ossos longos passa por essa rede de vasos – 80% do sangue arterial e 59% do sangue venoso.

Parece estranho que um tipo inteiro de vaso sanguíneo possa passar despercebido por tanto tempo, mas a descoberta aconteceu graças aos avanços tecnológicos em certas técnicas de imagem que tornaram as estruturas visíveis.

A equipa defende, porém, que serão necessárias investigações futuras para determinar o papel exato que os vasos transcorticais desempenham dentro do corpo e se estão envolvidos em certas doenças ósseas, como artrite reumatóide, osteoporose e tumores ósseos.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]