[sc name=”ZAPV” url=”https://player.vimeo.com/external/366605754.m3u8?s=8d5c294bb9ca582e6aeb365a20e2257f56c19555&oauth2_token_id=1275135991″ thumb=”https://i.vimeocdn.com/video/822701484_1280x716.jpg” src=”https://vimeo.com/366605754″]

Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro.

Várias investigações apontam diversos benefícios de beber chá, desde a melhoria da saúde cardíaca à prevenção de certos tipos de cancro. Agora, numa nova investigação publicada em junho na revista Aging, uma equipa de cientistas encontrou no chá um novo benefício para o nosso cérebro.

Para provar este pressuposto, os cientistas levaram a cabo uma experiência com idosos, de forma a testar os efeitos do chá na organização cerebral. Os voluntários foram divididos em dois grupos, de acordo com a frequência com que bebiam chá.

“O chá é uma bebida popular desde a antiguidade, com registos referentes ao seu consumo desde a dinastia de Shen Nong (aproximadamente 2700 a.C.) na China”, escreveram os autores do estudo Junhua Li e Lei Feng, citados pelo Tech Explorist.

Certos ingredientes do chá mostraram ter propriedades que previnem o declínio cognitivo. Quando estes eram administrados individualmente, não era notada qualquer influência no cérebro, mas quando eram combinados no chá, mostraram ter um impacto enorme

.

Os investigadores notaram uma maior eficiência das conectividades funcionais e estruturais nos voluntários que bebem chá regularmente. Estes mostraram ter uma idade cognitiva mais jovem e uma possível desaceleração do declínio cognitivo, realça o Inverse.

“O nosso estudo investigou exaustivamente os efeitos do consumo de chá na conectividade cerebral na escala global e regional usando dados de imagens multimodais e forneceu a primeira evidência convincente de que o consumo de chá contribui positivamente para a estrutura cerebral, tornando a organização da rede mais eficiente“, lê-se no estudo.

Assim sendo, o consumo regular de chá pode trazer vários benefícios para a nossa saúde — incluindo, possivelmente, alguns que ainda não são conhecidos pela ciência.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]