António Cotrim / Lusa
O Novo Banco vai apresentar prejuízos históricos na ordem dos 1.300 milhões de euros. Será o pior resultado de sempre do banco que “nasceu” da queda do BES e deverá levar o Estado a avançar com mais uma injecção de capital de 800 milhões de euros.
O Conselho de Administração do Novo Banco reúne-se, esta quarta-feira, para aprovar as contas relativas a 2017 e em cima da mesa estará um prejuízo de 1.300 milhões de euros, assegura o ECO.
Na reunião deverá haver alguns ajustes a este valor mas, ainda assim, os números finais não deverão andar muito longe daquele prejuízo.
Este cenário faz prever uma nova injecção de capital do Estado no Novo Banco, na ordem dos 800 milhões de euros, constata o mesmo jornal.
Cerca de metade deste valor deverá ser suportada pelas verbas do Fundo de Resolução que detém 25% do capital do banco. O restante valor deverá ser atribuído ao Novo Banco através de “um empréstimo que o Tesouro fará ao Fundo de Resolução“, avança o ECO.
No Orçamento de Estado para 2018, está estipulada uma verba de 850 milhões de euros neste âmbito. Assim, aquela opção não permite qualquer derrapagem nas contas.
Em 2019, prevê-se que o Fundo de Resolução tenha novamente que ajudar o banco. Em cerca de três anos, o Novo Banco acumulou perdas superiores a três mil milhões
de euros.Novo Banco pode ter de devolver verbas
Entretanto, o Jornal de Negócios avança que o Novo Novo Banco pode ter de devolver verbas recebidas do Fundo de Resolução, caso as imparidades sejam consideradas excessivas.
“Se as provisões se revelarem excessivamente conservadoras ou até mesmo injustificadas, há um mecanismo de liquidação, no final do qual o Novo Banco terá de reembolsar quaisquer pagamentos do Fundo de Resolução, sob o Mecanismo de Capital Contingente”, salienta um aviso da Comissão Europeia, citado pelo Negócios.
Este Mecanismo Contingente visa cobrir activos sobre os quais o Fundo Lone Star, que adquiriu 75% do Novo Banco, não assumiu responsabilidades.
Se esta devolução vier a suceder, não haverá reflexos nas contas do Novo Banco, segundo o jornal, mas apenas nas do Fundo de Resolução, com um impacto positivo.
[sc name=”assina” by=”ZAP”]
Que pessoas lideram e lideraram o nosso país!!!
Que fazer perante tamanha aberração, seja de gestão seja de corrupção?
Que podemos fazer para que isto pare, porque votar neste ou naquele, é a mesmíssima coisa, alguém nos Ajuda de como poderemos proceder...
Chegamos a tal ponto, que não sabemos o que e como fazer, se alguém não ajudar mesmo (sou idealista eu sei)...
É preocupante, nas medida que sobra sempre para quem efectivamente trabalha...
Sem mais palavras....
bem sei que não vale de nada este meu comentário, é apenas um desabafo mais, perante tanta aberração impune