NASA, ESA e equipa do Frontier Fields do Hubble (STScI)
Um dos maiores enigmas da astronomia é a origem da energia e da matéria escura. Os dois componentes foram propostos em momentos diferentes para explicar o que vemos no Cosmos, mas mesmo depois de décadas de pesquisa, ainda não estamos nem perto de entender o que são e se realmente existem.
Agora, um novo estudo sugere uma maneira de se livrar dos dois. André Maeder, professor da Universidade de Genebra, na Suíça, propôs voltar às equações fundamentais da relatividade e da gravidade newtoniana para encontrar uma maneira de abandonar o modelo do Universo recheado de energia e matéria escura.
Com esta hipótese, publicada no Astrophysical Journal, o físico conseguiu reproduzir a expansão acelerada do Universo sem usar energia escura. Isso explicaria o movimento de galáxias dentro do Universo observável sem precisar da existência da matéria escura.
“No modelo atual, há uma hipótese inicial que não foi tida em consideração. Estou a falar da invariância de escala no espaço vazio. Noutras palavras, o espaço vazio e as suas propriedades não mudam após uma dilatação ou contração“, afirma Maeder em comunicado.
O “ajuste” feito pelo físico cria um pequeno termo de aceleração que pode ser usado para entender recursos atualmente explicados por energia ou matéria escura. Por exemplo, explica as velocidades dos grupos de galáxias do Universo com base apenas na matéria visível.
Com este “ajuste”, é possível também explicar como as estrelas se movem dentro das galáxias, sem a necessidade de matéria escura.
Na verdade, explicar a movimentação de estrelas foi o principal motivo pela qual Vera Rubin, astrónoma que propôs a existência da substância, usou a matéria escura nas teorias que defendia. Mas a introdução da invariância de escala pode, claramente, explicar as características que verificamos no Universo.
Seria realmente um fim para a energia e a matéria escura? Não é assim tão simples.
A hipótese só funciona para características largas e gigantescas, uma vez que a invariância de escala só pode ser encontrada na relatividade geral. Isto porque, para a teoria de Einstein, o espaço vazio está vazio.
Entretanto, o espaço vazio não está totalmente vazio de acordo com a mecânica quântica.
No mundo quântico, todo o espaço-tempo muda quando está dilatado ou comprimido. E, de acordo com a mecânica quântica, há uma coisa chamada energia de vácuo, que foi associada à energia escura, embora os valores das observações astronómicas sejam diferentes dos da teoria quântica.
Embora ainda não saibamos o que é a energia ou matéria escura, as substâncias continuam a ser a melhor teoria para explicar o que acontece no Cosmos. Porém, ainda são necessárias mais pesquisas sobre a invariância de escala para maiores conclusões.
[sc name=”assina” by=”EM, Ciberia” url=”http://www.iflscience.com/space/new-physical-theory-explains-the-universe-without-dark-energy-or-dark-matter/” source=”IFLScience” ]
O problema é que o mundo está cheio de teorias qual delas a melhor pra mim são todas para dar ao gato