Tide Pod Challenge é o nome da nova “moda” da Internet: a ingestão de cápsulas de detergente. Inegavelmente perigosa, a “moda” pode causar vómitos e dificuldades respiratórias, e ser mesmo fatal.

A nova “moda” dos adolescentes na internet chama-se Tide Pod Challenge e consiste na partilha de vídeos nos quais os jovens comem cápsulas de detergente para a roupa, chegando até a preparar refeições com as cápsulas.

A Internet chama-lhes “desafios”, mas estas “modas internautas” nada mais são do que autênticos perigos para os adolescentes. Após a sucessão de casos de vítimas graves do “Desafio da Água Quente” e do “Baleia Azul“, eis que surge mais uma moda que pode ser fatal e colocar em risco a vida dos jovens que as experimentam.

O conteúdo das cápsulas de detergente pode ter consequências graves para a saúde de quem as ingerir. Segundo o Diário de Notícias, as cápsulas de detergente para a roupa têm várias substâncias embaladas em plástico que se dissolvem quando entram em contacto com água e que são prejudiciais para a saúde.

As cápsulas podem incluir detergente em pó, amaciador e até lixívia. Esta perigosa moda, popular nos EUA, ganhou o nome do detergente Tide devido às embalagens coloridas. No entanto, existem muitas outras marcas que utilizam o mesmo tipo de embalagens individuais.

A ingestão destas cápsulas pode provocar problemas respiratórios, confusão mental, vómitos e diarreia. A empresa que detém a Tide, Procter and Gamble, já reagiu com um alerta através de um comunicado partilhado pelos media norte-americanos.

“Os nossos recipientes de roupa são detergentes altamente concentrados que são projetados para serem lavados e usados com segurança em milhões de casas por dia. Só devem ser usados para limpar roupas e devem ser armazenados longe de crianças, independentemente da circunstância, mesmo que seja uma piada”, disse a empresa.

Em 2012, os Centros para o Controlo de Doenças (CDC) publicaram um relatório sobre os riscos de ingerir estas cápsulas depois de várias crianças se terem sentido mal. De acordo com o CDC, a ingestão tem maiores efeitos adversos do que a exposição ao detergente normal.

No Twitter surgem também vários utilizadores indignados face à adesão dos jovens norte-americanos a esta “moda” fatal. O site da marca Tide inclui um vídeo de alerta para esta situação, com um jovem a dizer “Não! O que é que se passa? As cápsulas são para lavar roupa. Não as comam!”

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]