Prolineserver / Wikimedia

Luc Montagnier foi laureado com o Nobel da Medicina em 2008.

O cientista laureado com o prémio Nobel da Medicina em 2008, Luc Montagnier, defende que o novo coronavírus foi criado num laboratório em Wuhan, na China.

Luc Montagnier foi o laureado com o Nobel da Medicina, em 2008, após ter ajudado a identificar o vírus do HIV. Numa opinião altamente controversa, o especialista diz que o novo coronavírus foi criado num laboratório em Wuhan, na China, o epicentro original da pandemia.

A teoria de Montagnier foi anteriormente contradita num estudo, publicado no mês passado na revista científica Natural Medicine. Um grupo de cientistas conseguiu comprovar que o vírus é um produto da evolução natural, refutando assim as teorias da conspiração que sugeriam que o novo coronavírus era uma arma biológica criada em laboratório.

Em entrevista ao Porquoi Docteur, Montagnier diz que a versão relatada de que o vírus terá começado a ser propagado num mercado de Wuhan é uma “história da carochinha”.

O virologista e médico francês de 87 anos alega que o genoma completo do novo coronavírus possui sequências de outro vírus, nomeadamente o HIV. “É o trabalho de um aprendiz de feiticeiro”, sustenta o prémio Nobel da Medicina de 2008.

De acordo com a revista Sábado, Montagnier acredita que a sequência do HIV terá sido inserida no genoma do coronavírus na tentativa de fazer uma vacina contra o HIV.

“O laboratório da cidade de Wuhan especializou-se neste tipo de coronavírus desde o início dos anos 2000. Eles têm experiência nessa área“, explicou o especialsita. “Não fomos os primeiros, já houve um grupo de cientistas indianos tentou publicar um estudo que mostrava que o genoma completo deste coronavírus possuía sequências de outro vírus, o HIV, o vírus da SIDA”.

Luc Montagnier tem estado no centro de várias polémicas nos últimos anos, tendo mesmo publicado vários artigos muito mal recebidos por diversos cientistas, escreve o Observador. O investigador francês já sugeriu também, por exemplo, tratar o autismo com antibióticos e chegou a defender a homeopatia e a anti-vacinação.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]