É uma prática educativa que na maioria dos países do mundo seria vista com maus olhos, mas no Japão são os próprios alunos que limpam as casas de banho das escolas como forma de aprendizagem.
Os alunos não só limpam as casas de banho como parte da sua rotina escolar, como também varrem e esfregam o chão da escola e ainda servem o lanche aos seus colegas.
“Na escola, um aluno não estuda apenas as disciplinas, também aprende a cuidar o que é público e a ser um cidadão mais consciente“, refere o professor Toshinori Saito, citado pela BBC
.A prática verifica-se no ensino Primário e Secundário, não havendo reclamações porque já é uma tradição das comunidades escolares conhecida como o-soji.
“Eu também ajudei a cuidar da escola, assim como o fizeram os meus pais e avós, e sentimo-nos felizes por receber a tarefa porque adquirimos uma responsabilidade”, explica Toshinori Saito.
Os alunos dividem-se em grupos, num sistema rotativo que garante que todos passam pelas diversas tarefas de limpeza.
ZAP / BBC
Muito bem se assim fosse por cá de certeza hoje em dia teríamos melhores políticos que saberiam dar o valor ao trabalho manual muito mal pago como a limpeza .