O Governo da Nigéria alertou para uma doença misteriosa que já matou 15 pessoas e infetou, pelo menos, 104. As vítimas morrem 48 horas após serem contagiadas.

O coronavírus da China parece não ser o único problema com que a humanidade tem de se preocupar neste momento. O Governo nigeriano alertou para uma “estranha epidemia” que, em menos de uma semana, matou 15 pessoas e infetou centenas.

A doença em causa é desconhecida pelos especialistas do país, o que levou a que um alerta fosse lançado ao Centro de Controlo de Doenças da Nigéria.

Os sintomas, de acordo com o jornal britânico The Indepedent, incluem vómitos, inchaço e diarreia. O primeiro caso foi verificado no mês passado em Benue. Desde então, “o número de pessoas afetadas pela estranha endemia aumentou para 104”, comunicou o senador nigeriano Abba Moro.

Moro, citado pelo Daily Post, salienta que as vítimas morreram todas num espaço de 48 horas após terem contraído a doença. Como tal, pede que o Ministério da Saúde envie especialistas para o epicentro do surto para que se possa saber mais sobre a doença e para que possam ser tomadas medidas de prevenção.

A ministra da Saúde nigeriana, Osagie Ehanire, disse que não se parece tratar de Ébola, febre de Lassa ou até mesmo do coronavírus de Wuhan.

De acordo com a BBC, alguns responsáveis do Governo acreditam que a doença tenham origem nos produtos químicos usados na pesca.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]