André Kosters / Lusa
O ex-primeiro-ministro José Sócrates
José Sócrates confessou no seu primeiro interrogatório, no âmbito da Operação Marquês, que sempre teve “dificuldades financeiras” e que vivia da “generosidade da mãe que lá ia dando umas massas”.
O Observador avança novos detalhes sobre as declarações prestadas por José Sócrates, no âmbito do primeiro interrogatório de que foi alvo, na Operação Marquês, após a sua detenção no aeroporto de Lisboa, a 21 de Novembro de 2014.
Nesse primeiro interrogatório, que demorou três dias, no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), Sócrates apresentou-se “nervoso, inseguro e com medo do desconhecido”, avança o Observador.
Uma atitude que contrasta com a que apresentou nos interrogatórios seguintes, em Maio de 2015 e em Março de 2017, “em que se mostrou agressivo e desafiador”.
E perante as perguntas do juiz Carlos Alexandre, Sócrates confessou que sempre viveu com “dificuldades financeiras” e que começou a pedir dinheiro emprestado ao amigo Carlos Santos Silva logo em 2011, mal saiu do Governo.
“Nunca tive contas a prazo, não tenho dinheiro de fortuna, tenho uma casa e um carro”, disse o ex-primeiro-ministro, assegurando, ainda, que vivia da “generosidade da mãe, que lá ia dando umas massas”.
Sócrates garantiu também que a mãe herdou “uma fortuna em dinheiro” do avô, salientando que não sabia avaliar quanto estava em causa. Mas o Ministério Público não dá por confirmada esta teoria.
Em Novembro de 2017, o Correio da Manhã noticiou que os onze apartamentos herdados pela mãe de José Sócrates teriam então um valor imobiliário de apenas 35 mil euros.
Sobre os elevados montantes dos alegados empréstimos de Santos Silva, que na tese do Ministério Público é o “testa-de-ferro” do ex-governante, Sócrates referiu como justificação o facto de serem “muito amigos”, desde a infância.
Sócrates também notou que Santos Silva “era um homem com posses, ligado, desde sempre, a empresas na área de consultadoria de projectos e na área da construção civil”.
“É verdade, que o Carlos Santos Silva de onde em onde me emprestava dinheiro, é mesmo assim, porque eu tenho pouco, e sei que ele é um homem de posses e, de vez em quando, pedia-lhe dinheiro”, declarou Sócrates no interrogatório.
[sc name=”assina” by=”ZAP”]
11 apartamentos por 35.000€, ou seja cada um, pouco mais de 3.000€ !!!!
onde existem apartamentos desses ? mesmo que sejam T0 ????