Scientific Visualization Studio/ NASA
A NASA revelou, esta segunda-feira, que foi encontrada água em forma de gelo numa superfície da Lua. Os investigadores apontam ainda para a possibilidade de existirem múltiplos depósitos subterrâneos na Lua onde esteja armazenada água em estado sólido.
“Tínhamos indicações de que H2O – água, como a conhecemos – poderia estar presente no lado da Lua iluminado pelo Sol. Agora sabemos que está lá. Esta descoberta desafia a nossa compreensão da superfície lunar e levante questões intrigantes sobre os recursos relevantes para a exploração no Espaço profundo”, disse o diretor da divisão de Astrofísica da NASA, Paul Hertz.
Os cientistas acreditam que a água molecular existente na Lua será mais do que suficiente para suprir as necessidades das futuras colónias humanas. A descoberta foi feita pelo Observatório Estratosférico para Astronomia Infravermelha (SOFIA), um telescópio infravermelho montado num Boeing 747 modificado.
Os detalhes da descoberta foram esta semana publicados em dois artigos científicos na revista Nature Astronomy. O primeiro foi liderado pelo investigador Casey Honniball e relata a descoberta inequívoca de água na superfície da Lua; já o segundo, da autoria do cientista Paul Hayne, examina como é que a Lua captura e armazena essa água.
Anteriormente, os cientistas pensavam que só podia ser encontrada água em zonas encobertas, mas esta nova descoberta deita por terra essa pressuposto.
A água foi encontrada no hemisfério sul da Lua, perto de uma das suas maiores crateras. De momento, os cientistas não sabem se esta água lunar é acessível e, se sim, que meios serão necessários para tal.
De acordo com Paul Hertz, a descoberta abre a porta a uma série de novas perguntas, incluindo como é que as moléculas de água são capazes de sobreviver ao ambiente inóspito da Lua.
Os cientistas estimam que exista uma concentração equivalente a uma garrafa de água com cerca de de 355 ml “espalhadas” ao longo da superfície lunar.
Esta descoberta “não envolve apenas a deteção direta de água molecular (H2O) na Lua, mas também indica a existência de grandes áreas, em torno de dois polos lunares, nos quais a água poderia ser armazenada de forma estável. O que significa que pode ser facilmente recuperada por futuros astronautas”, lê-se no estudo.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
"(...) poderia estar presente no lado da Lua iluminado pelo Sol."
Haverá aqui algum erro de tradução, pois toda a lua recebe luz solar em igual medida, seja o seu lado visível da Terra ou o lado oposto.