(cv)

Naomi Seibt

Naomi Seibt é uma jovem alemã de 19 anos que é a voz dos negacionistas das alterações climáticas. As comparações com Greta Thunberg são inevitáveis.

Greta Thunberg tem sido provavelmente a voz mais ativa no que toca à defesa do ambiente e no combate às alterações climáticas. A jovem sueca tem, no entanto, uma forte concorrente do lado dos mais céticos. Naomi Seibt tem 19 anos e é o oposto de Greta em termos ideológicos, denunciando um “alarmismo climático” nos seus vídeos do YouTube.

O think tank norte-americano Heartland Institute até divulgou recentemente um vídeo em que opõe Naomi Seibt a Greta Thunberg e coloca a questão: “Em qual delas devemos acreditar?”.

“Greta Thunberg surpreendeu o mundo com as suas previsões climáticas do dia do juízo final”, lê-se na descrição do vídeo. “Naomi Seibt, uma estrela em ascensão, defende um discurso científico adequado sobre as alterações climáticas. Quem lhe parece ser o advogado mais razoável?”.

Apenas três anos separam as duas ativistas, que apresentam discursos bastante díspares. De acordo com o Raw Story, os media até já chamam Seibt de “anti-Greta”.

Embora Seibt não seja ouvida a negar as alterações climáticas, questiona o impacto dos humanos no aquecimento global. A jovem alemã defende mesmo que “o alarmismo das alterações climáticas, na sua essência, é uma ideologia desprezivelmente anti-humana

“.

Gostaria que os jovens não ficassem com medo do futuro ou acreditassem que as gerações mais velhas estão a destruir o planeta, que os animais estão a morrer ou que a natureza está a morrer”, diz Seibt, que é vista como a voz da razão pelos negacionistas das alterações climáticas.

Seibt argumenta ainda que, ao contrário de Greta, ela não está a ser doutrinada por outras pessoas e defende o seu direito de “expressar ceticismo baseado na ciência”.

Os meios de comunicação germânicos alegam que Seibt tem ligações à extrema-direita do país, nomeadamente com o partido AfD (Alternativa para a Alemanha). Contudo, a jovem nega qualquer envolvimento com o partido, embora já tenha manifestado o apoio a algumas das suas iniciativas.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]