A DECO – Associação de Defesa do Consumidor lança um alerta a quem consome fruta em Portugal, recomendando que o melhor é mesmo não comer a casca. Isto por causa da presença de pesticidas e da cera de abelha, um aditivo alimentar que pode causar alergias.

Numa nota no seu site, a DECO refere que há fruta vendida em Portugal que tem resíduos de cera de abelha, “um aditivo alimentar permitido na União Europeia”, mas que pode conter “substâncias susceptíveis de causar reacções alérgicas“.

Esta cera é usada pelos produtores frutícolas, mas também em produtos de confeitaria, como o chocolate, e em frutos secos, como esclarece a DECO, notando que tem por finalidade servir de revestimento, transportar corantes, ou funcionar como espessante e estabilizador.

A DECO recomenda, assim, os “indivíduos mais sensíveis” a consultarem o seu médico para terem conhecimento dos “riscos do consumo, até porque a cera não sai com a lavagem

“.

A associação também comenta os benefícios da casca da fruta, reconhecendo que há “maiores concentrações de vitaminas e minerais na superfície que reveste a fruta”. Contudo, “a casca é o local que retém também mais concentrações das substâncias nocivas, que não são removidas com a lavagem”, caso sejam usados pesticidas na produção.

Desta forma, “na dúvida sobre a origem da fruta, o melhor é descascar“, conclui a DECO.

[sc name=”assina” by=”ZAP”]