Na Suíça, os chamados profissionais do sexo vão poder regressar brevemente ao ativo. No entanto, desportos que envolvam contacto físico permanecem proibidos no país.

O ministro da Saúde helvético entende que as prostitutas estão melhor equipadas do que os atletas para regressar ao ativo com segurança, escreve a Bloomberg. Assim, desportos como judo, boxe e wrestling mantêm-se proibidos até nova ordem.

“Certamente existem contactos pessoais, mas um conceito de proteção parece possível. Estou ciente do aspeto bizarro da minha resposta”, disse o governante em conferência de imprensa. “Para ser sincero, os serviços eróticos poderiam ter sido retomados antes”, acrescentou Alain Berset.

A prostituição é legal na Suíça e poderá regressar dia 6 de junho, juntamente com salas de cinema, discotecas e piscinas públicas. Há um total de 20 mil trabalhadores do sexo no país.

A Suíça tem conseguido abrandar o crescimento do número de infetados, apesar de não ter imposto um confinamento rígido como as suas nações vizinhas. Esta quarta-feira, o Governo anunciou o fim do estado de emergência a 19 de junho e uma série de medidas de relaxamento do confinamento.

“Agora sabemos que é possível controlar e conter o vírus. É por isso que o Conselho Federal decidiu uma série de medidas de alívio para 6 de junho”, disse a Presidente do país, Simonetta Sommaruga.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]