oninnovation / Flickr

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

Elon Musk arrependeu-se, voltou atrás nos seus comentários e já pediu desculpa ao mergulhador britânico a quem chamou de pedófilo. Mas esta polémica está a ter efeitos preocupantes nas ações da Tesla.

O empresário norte-americano Elon Musk pediu desculpa a Vern Unsworth, mergulhador britânico que participou nas operações de resgate que salvaram as 12 crianças de uma gruta tailandesa.

“As minhas palavras foram proferidas depois de o Sr. Unsworth ter dito várias inverdades e ter sugerido que eu participasse em atividades sexuais com o mini-submarino, que foi construído como um ato de bondade e de acordo com as especificações do líder da equipa de mergulho”, lê-se num dos tweets.

“Ainda assim, o que ele fez não justifica as minhas ações e por isso apresento as minhas desculpas ao sr. Unsworth e às empresas que eu represento como líder. A falha foi minha e só minha”, escreveu.

No domingo passado, Musk insultou Unsworth através de uma publicação no Twitter, que depois apagou. No entanto, a publicação despertou reações por parte dos acionistas da Tesla e dos analistas de Silicon Valley, na Califórnia, que consideraram o comportamento imaturo e prejudicial ao sucesso da empresa, adianta o The Guardian.

Apesar de ver “o fim do carbono como essencial”, James Anderson, sócio da empresa de investimentos Baillie Gifford (a quarta maior acionista da Tesla), disse ao jornal britânico que estava “frustrado por os verdadeiros passos nessa direção estarem a ser ofuscados por esta saga”.

Por sua vez, num comunicado disponível no site, Gene Munster, sócio da Loup Ventures, afirmou que o comportamento de Musk “pode ter um impacto negativo na empresa” e na confiança dos investidores, exigindo assim um pedido de desculpas por parte do mesmo.

Também Jing Zhao, que apresentou recentemente uma proposta para destituir Elon musk do cargo de CEO da Tesla, disse que apesar das “boas intenções”, o escândalo demonstrou a necessidade de um novo diretor independente, com uma empresa de energia renovável (Solar Shed) a garantir que não irá promover os produtos da Tesla, informa o Público.

O atual CEO da Tesla ofereceu um pequeno submarino às equipas de resgate, que foi recusado por Unsworth. “Ele pode enfiar o submarino onde dói mais”, disse. Em resposta, Musk afirmou: “Peço desculpa, pedófilo, estavas mesmo a pedi-las”. Na sequência das suas declarações, as ações das empresas de Musk sofreram fortes perdas na bolsa.

O Jornal de Notícias realça que a queda abrupta das ações representa uma perda de quase dois mil milhões de dólares de mercado da Tesla. As ações da empresa desvalorizaram mais de 3,5% esta segunda-feira.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]