Mário Cruz / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Uma medalha que pertence ao espólio do museu da Presidência da República foi roubada. Esta é a segunda vez que desaparecem peças da instituição.

Desapareceu do Museu da Presidência uma medalha, confirmou Belém através do seu site oficial. Numa nota publicada esta quarta-feira, a Presidência da República anunciou ter comunicado às autoridades policiais competentes “o desaparecimento de uma medalha do Museu da Presidência”.

Segundo o Observador, o roubo terá acontecido entre o final da semana passado e o início desta semana. A Polícia Judiciária tomou conta do caso, após ter sido comunicado, num primeiro momento, à PSP. A Presidência da República aguarda agora “o resultado do inquérito policial em curso”.

Esta é a segunda vez que desaparecem peças do Museu da Presidência, que fica situado junto ao Palácio de Belém, em Lisboa. O primeiro incidente ocorreu no ano de 2016 e levou a que fossem realizadas buscas na casa de Diogo Gaspar

, ex-diretor da instituição.

Em maio deste ano, o Ministério Público acusou o ex-diretor e a outros três arguidos de vários crimes, nos quais se encontram a usurpação de móveis antigos e outros objetos que eram do museu.

Diogo Gaspar foi também acusado de abuso de poder, tráfico de influência, falsificação de documentos, peculato e branqueamento de capitais.

O Museu contém várias peças que, em muitos casos, não têm qualquer valor material. No entanto, fazem parte de uma coleção que o site do museu descreve como “coleção única, cujo valor assenta na pluralidade e na capacidade de evocar referências basilares da memória coletiva”.

Além de presentes de Estado, fazem também parte do Museu objetos pessoais dos Presidentes, documentos de arquivo e outras peças ligadas à instituição presidencial.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]